sábado, 21 de maio de 2022

Teologia bíblica da vocação - 9

 Buscando ainda o sentido das palavras “missão” e “missionário”, vejamos como o Dicionário Aurélio as define:

Missão: “Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo, incumbência. 2. Função especial da qual um governo encarrega diplomata (s) ou agente (s) junto a outro país; comissão diplomática. 3. O conjunto das pessoas que receberam um encargo religioso, científico, etc. 4. Ofício, ministério. 5. Obrigação, compromisso, dever a cumprir. 6. Prédica ou sermão doutrinal. 7. estabelecimento, instituição ou instalação de missionários para pregação da fé cristã. 8. Os missionários”

Missionário: “Aquele que missiona; pregador de missões. 2. Propagandista, defensor, propugnador. 3. Relativo ou pertencente às missões.

Vamos tentar aclarar um pouco mais a ideia, falando de missionário no sentido “Geral” e “Específico”, como vimos fazendo até aqui com o assunto da vocação. Vamos dizer que num sentido geral, todos os crentes são missionários porque todos têm uma missão a cumprir, seja em campos missionários, seja no contexto de suas igrejas, seja em suas profissões seculares. Mas, no sentido específico, em que alguém deixa sua cidade, seu estado, seu país, ou deixa sua profissão, seu ganha-pão, para servir a Deus em outro lugar ou numa outra situação, de forma definida, esse alguém é missionário. Os demais que continuam exatamente onde estão, fazendo o que sempre fizeram, continuam sendo chamados e vocacionados, sim, no sentido geral, comprometidos que são com o seu testemunho cristão, mas não é próprio chamá-los necessariamente de missionários.

Vamos dar alguns exemplos: Imaginemos três moças, todas elas com a profissão de professora em escolas públicas, todas com aptidão para trabalhar com crianças e todas da mesma igreja. Vamos dizer que uma delas decida trabalhar com as crianças da igreja nos horários convencionais, e faça isso sempre, com muito amor e carinho e com muita dedicação, mantendo, contudo, sem alteração, sua função de professora pública, seu estilo de vida, etc. etc. Essa irmã estará certamente cumprindo a sua vocação geral, usando o seu dom no contexto da igreja e é, indubitavelmente, uma obreira do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário