sábado, 3 de outubro de 2020

O Apocalipse nosso de cada dia - Parte 7 - Cartas às igrejas 2

      3. Palavras específicas de reprovação: "Tenho porém contra ti":

      Éfeso: 1. abandonaste o teu primeiro amor. Solução: 1. lembra-te de onde caíste; 2. arrepende-te; 3. volta à prática das primeiras obras. Advertência: 1. se não, venho a ti; 2. moverei do lugar o teu candeeiro. Ressalva: 1. tens a teu favor; 2. condenas as obras dos nocolaítas, Ap 2,4-6.

     Esmirna: (não há).

     Pérgamo: 1. tens os que sustentam a doutrina de Balaão; 2. ensinava Balaque a armar ciladas; 3. para que os israelitas idolatrassem; 4. e praticassem prostituição; 5. tens os que apoiam os nicolaítas. Advertência: 1. arrepende-te; 2. se não, virei contra eles; 3. pelejarei com a espada de minha boca, Ap 2,14-16.

    Tiatira: 1. toleras a mulher Jezabel; 2. a si mesma se declara profetisa; 3. não mais ensine; 4. não seduza meus servos à prostituição; 5. a comerem comidas dedicadas a ídolos. Advertência: 1. dei-lhe tempo a que se arrependa; 2. ela não quer; 3. vou prostá-la de cama; 4. e em grande tribulação os seus cúmplices; 5. caso não se arrependam. Juízo de Jesus: 1. serão mortos os filhos dela; 2. todas as igrejas reconhecerão; 3. Jesus é aquele que sonda mentes e corações; 4. concede a cada um segundo as suas obras. Exortações: 1. Jesus adverte aos demais da igreja; 2. que não seguem a doutrina das "coisas profundas de Satanás"; 3. Jesus não lhes jogará outra carga; 4. conservem o que obtiveram, até à volta dele, Ap 2,20-25.

     Sardes: (não há)

     Filadélfia: (não há)

     Laodiceia: (não há)

   4. Advertência final: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas": para todas, por igual.

   5. Promessas de galardão e vitória: "Ao vencedor darei que":

    Éfeso: alimente-se da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus, Ap 2,7.

    Esmirna: de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte, Ap 2,11.

    Pérgamo: 1. darei do maná escondido; 2. uma pedrinha branca; 3. um nome escrito sobre ela; 4. ninguém conhece, senão quem recebe, Ap 2,16-77.

    Tiatira: 1. os que guardam até o fim as obras de Jesus; 2. receberão autoridade sobre as nações; 3. com cetro de ferro as regerão; 4. vão reduzi-las a pedaços como objetos de barro (Dn 2,44-45); 5. como recebeu do Pai, Jesus lhes dará a estrela da manhã, Ap 2,26-28.

    Sardes: 1. será vestido de vestiduras brancas; 2. não terá o nome apagado do livro da vida; 3. terá, por Jesus, seu nome confessado diante do Pai e dos anjos, Ap 3,5.

    Filadélfia: 1. será feito coluna no santuário de Deus, de onde jamais sairá; 2. terá gravado sobre si o nome de Deus, e o nome da cidade de Deus; 3. Jerusalém, que desce da parte de Deus; 4. receberá o novo nome de Jesus, Ap 3,12.

    Laodiceia: 1. sente-se comigo no meu trono; 2. como Jesus, que venceu e se senta com o Pai no seu trono, Ap 3,21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário