domingo, 4 de outubro de 2020

O Apocalipse nosso de cada dia - Parte 10

    As cenas, no Apocalipse, vão se suceder. João está em pleno tour com o anjo, até completar o circuito. Logo no início do cap. 4 que, com o 5 completam um grupo cenário-ação, a mesma voz "de muitas águas", da visão anterior, chama-o: "Sobe para aqui".

     Para que a ação continue, aparecerá um cenário no céu. E, a título de introdução, antes mesmo de ler sua descrição no Apocalipse, será fundamental ler visões semelhantes de Daniel, em Dn cap. 7 e 8, Isaías, no cap.6, e Ezequiel, nos cap. 2 a 3.

     Novamente, nos dá a indicação "achei-me em espírito", e o quadro geral que vê: no céu, armado um trono e alguém sentado. Atentem, agora, para a descrição de quem está sentado. 

     Jaspe e sardônio tem coloração parecida, ambas com tons de vermelho, às quais se assemelha "esse que se acha assentado". No caso do jaspe, pode variar até o amarelo. O arco-íris, por cima do trono, tem tons esverdeados translúcidos, descrito comparado, pelo seu resplandecer, aos reflexos de esmeraldas.

     Ao redor do trono, compõem o quadro visto e descrito por João outros 24 tronos, com o mesmo número de anciãos vestidos de branco, neles sentados, cada qual com uma coroa de ouro sobre sua cabeça. 

     Relâmpagos, vozes e trovões saem do trono, ardem diante dele 7 archotes, que são os 7 espíritos de Deus e ainda uma plataforma, como cristal, denominada "mar de vidro", localiza-se à frente do trono, e ha quatro "seres viventes" esvoaçantes, cheios de olhos na frente e por detrás, pairando no meio e à volta do trono. 

     Serão descritos, em sua semelhança, idênticos aos que aparecem a Ezequiel, assim como em Isaías: cada um dos quatro com diferentes rostos de leão, novilho, homem e águia.

     Eles têm 6 asas, cheios de olhos por dentro e ao redor, como já mencionado, e não descansam, dia e noite proclamando, "Santo, santo, santo é o Senhor Dsus, o Todo-poderoso, aquele-que-é-que-era-e-que-há-de-vir".

     Na continuidade da narrativa, como num coral de vozes, a cada ação de adoração e enaltecimento a Deus, da parte dos seres-viventes, haverá um canto de louvor enunciado e dirigido ao trono. 

    Quando, por exemplo, os seres-viventes dão honra, glórias e ações de graça ao que está sentado no trono, todos os anciãos se prostam, depositando suas coroas aos pés do Senhor, adorando o que vive pelos séculos dos séculos.

     Será, então, ouvido, da parte dos anciãos: "Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas", Ap 4,11. 

    Está descrito o cenário para as cenas seguintes de todo o livro. Esse painel fica assim exposto, enquanto tudo o que vai acontecer é apontado na descrição do Apocalipse, até o seu final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário