domingo, 1 de maio de 2016

Artigos soltos

     
        Tesouros dos pais para os filhos.

        Crianças herdam tesouros. Exemplo foi Samuel, que aprendeu com Ana, sua mãe, o legado que usou por toda a sua vida. Está escrito que nenhuma de suas palavras caiu por terra, 1 Sm 3:19: à medida que amadurecia, com ele seguia essa herança.

       Como foi possivel na vida desse menino? Certamente foi determinante o modo como foi acolhido por seus pais. A carência de sua mãe, que tanto quis ter filhos, levou-a a pedir ao Senhor essa dádiva maior.
Mas não bastou somente pedir algo tão natural ao perfil comum de mulher, 1 Sm 1:8.

         Ana, porém, cultivava espiritualidade incomum, e dedicou ao Senhor o filho que ainda nem havia nascido, 1 Sm 1:11. Mas ainda não bastava, porque para o filho se tornar participante dessa herança espiritual, é necessario exemplo e autêntica postura dos pais em sua educação.

       Isso ocorria na vida daquele casal, 1 Sm 1:3, que não apresentava devoção apenas formal ao Senhor, porém natural e espontânea. Uma criança que cresce num contexto familiar dessa marca, certamente vê e experimenta testemunho de valor marcante.

       Tesouros de espiritualidade não ficam guardados e escondidos, mas são reais e verdadeiros aqueles transmitidos. Se colocarmos a igreja como lugar para onde as famílias acorrem, o fator determinante deve ser a busca pela Palavra do Senhor e a instrução que torna alguém sadio e amadurecido na fé.

       Culto, adoração e louvor devem ter como padrão a instrução que vem por meio da Bíblia. Ana e Elcana se tornam exemplos atuais de família que colocava sua centralidade na devoção inteligente ao Senhor. E num tempo em que a palavra do Senhor era rara, 1 Sm 3:1.

          Desde casa, no contexto da família, a Bíblia precisa ter recuperado o seu lugar de destaque. Vivemos novamente um tempo em que a Palavra do Senhor é rara, por causa da qualidade do que é dito, tomando a Bíblia como pretexto.
     
        Somente um lar que tem gosto pelo alimento sólido da Palavra de Deus, pode cobrar que ela seja bem ministrada na igreja. Somente os pais que, por seu exemplo, educam seus filhos desde sua casa, poderão conduzi-los com proveito à casa do Senhor.

       Foi assim na herança que Ana e Elcana legaram a Samuel. O menino encontrou o Templo em crise. Logo de início, o próprio Deus o usou para dar um recado negativo ao próprio sacerdote Eli, 1 Sm 3:17-18. Aquele menino, o rapaz e o ancião Samuel carregou consigo, ao longo de toda a vida, a herança recebida em casa e aperfeiçoada na igreja.

      Não basta, não é automático o que Salomão diz, "ensina a criança no caminho que deve srguir", se não há exemplo coerente e suporte dado pelos pais. Quando Jesus diz "não impeçam as crianças de vir a mim", infelizmente vemos, a começar da má instrução no lar, os próprios pais sendo impedimento aos filhos.

        Qual a família que queremos? Qual a igreja que desejamos? Como foi Samuel em casa, foi no Templo e fora de casa e do Templo, 1 Sm 3:20-21. A família que queremos e a igreja que desejamos deve ser regulada na medida de nosso apego ao estudo, compreensão e prática do manual de espiritualidade que é a Bíblia.

   
     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário