segunda-feira, 2 de maio de 2016

Artigos soltos 2

 
      Pequeninos e pequeninas missionárias

         Você sabia que mesmo sendo criança pode herdar tesouros de seus pais e avós? Não estou falando de ouro e prata, mas de tesouros de sabedoria da Bíblia, a Palavra de Deus: "Guardo no coração a tua palavra, para não pecar contra ti", Sl 119:11.

        Samuel foi um menino que recebeu de seus pais, Ana e Elcana, esses tesouros. Está escrito em 1 Sm 3:19 que nenhuma de suas palavras caiu por terra porque, à medida que ele crescia e amadurecia, guardava consigo essa herança.

       Isso porque, antes do menino nascer, sua mãe já o esperava com oração, 1 Sm 1:11. É natural o desejo de qualquer mulher querer filhos. Mas Ana, além de esperar com oração, já decidia consagrá-lo ao Senhor.

        E para isso, é necessário desde muito cedo os pais, principalmente com seu exemplo, ensinarem e prepararem seu filho ou filha nos caminhos do Senhor. Ana e Elcana eram exemplo na sua dedicação à casa do Senhor, 1 Sm 1:3-4, assim como formavam um lar equilibrado e centrado na Palavra de Deus.

         Os pais de Samuel não apresentavam ao Senhor uma devoção formal, em casa e no Templo, por costume ou obrigação, mas natural e espontânea. Uma criança que cresce num contexto familiar dessa marca, certamente vê e experimenta, pelo exemplo vivo dos pais, testemunho de valor marcante.
             
          Tesouros de espiritualidade não ficam guardados e escondidos, mas são reais e verdadeiros aqueles transmitidos. Se vivemos num lar que valoriza a Bíblia e a igreja como lugar de aprendizado e culto, centrados na Palavra de Deus, como faziam Ana e Elcana, certamente tesouros de sabedoria são cultivados e transmitidos.

       Conheço uma menina de 5 anos, filha e neta de pastor, que aprendeu a orar em casa, com sua avó. Chegando à igreja, Julia orou pela saúde de outra avó dizendo, no momento dos pedidos: "Quero que ore pela perna na vovó Dorcas, que está inchada".

        Num outro dia, em sua casa, repentinamente, perguntou à mãe: "Como é que Jesus vem morar no nosso coração?". A mãe ensinou que, se a menina queria Jesus, deveria pedir. Daí a instantes, o ânimo e o humor mudaram, porque anunciou que havia feito a oração, e saiu pela casa rindo e chorando de alegria pela certeza de ter Jesus.

        Como Ana e Elcana que, certamente, ensinaram Samuel em casa, a menina também foi ensinada a orar no contexto do lar. Como Samuel depois, ainda menino, foi usado por Deus para exortar Eli no Templo, 1 Sm 3:17-18, a menina, na igreja, pôs em prática o que aprendeu em casa.

         Culto, adoração e louvor começam em casa e devem ter como padrão a instrução que vem por meio da Bíblia. Ana e Elcana se tornam exemplos atuais de família que colocava sua centralidade na devoção inteligente ao Senhor. E num tempo em que a palavra do Senhor era rara, 1 Sm 3:1.

          Desde casa, no contexto da família, a Bíblia precisa ter recuperado o seu lugar de destaque. Vivemos novamente um tempo em que a Palavra do Senhor é rara, por causa da qualidade do que é dito, tomando a Bíblia como pretexto.
     
        Um menino, como Samuel, ou uma menina, como Julia, podem receber tesouros que se tornam marca permanente de espiritualidade, fazendo crescer em maturidade, aos pés do Senhor, com ganho para toda a vida. O bom escriba sabe o que retirar do seu tesouro, Mt 13:52.

           Não basta, não é automático o que Salomão diz, "ensina a criança no caminho que deve seguir", se não há exemplo coerente e suporte dado pelos pais. Quando Jesus diz "não impeçam as crianças de vir a mim", infelizmente vemos, às vezes com muita frequência, a começar da má instrução no lar, os próprios pais sendo impedimento aos filhos.

     Não são somente as vovós que acham tesouros. Crianças bem instruídas na Palavra do Senhor também transmitem as lições que aprenderam. E podem ser veículo de testemunho e salvação por onde andarem, como foi com Samuel por todo o Israel, 1 Sm 3:20-21.

      Cultivem no seu lar tesouros de devoção ao Senhor, tendo a Bíblia como campo permanente de busca. Não abandonem a igreja, lugar de instrução, aprendizado e culto inteligente ao Senhor, estabelecido por Sua Palavra.

 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário