sábado, 14 de maio de 2016

Artigos soltos 5


         Ora, Deus 2

        Falando em diletantismo, falar sobre Deus é um deles. Sim, porque se há alguém eapecializado em Deus, é louco. Aprecio muito aquela palavra de Paulo a Timóteo, quando diz que há gente que não compreende direito e ainda faz ousadas asseverações. Pois é.

        E há, ainda, outro aspecto, que as Escrituras corroboram, especificamente quando dizem que Deus não faz acepção de pessoas, portanto, para falar de Deus, qualquer um(a) está habilitado. É isso ou é a ortodoxia, que não passa mesmo de enjaulamento de Deus.

        Não que não seja necessário haver certa disciplina. Aliás, já mencionado neste espaço cibernético aqui, o meu professor de Seminário, M. Porto Filho, dizia que doutrina é a disciplina da fé. Fé, mesmo ela, democrática como se configura, acessível e, como dizem, de novo, as Escrituras, sem o que é impossível começar com e a respeito de Deus qualquer coisa, qualquer um entende, a ela qualquer um tem acesso e dela qualquer um compartilha. Mesmo assim, necessita de disciplina e ortodoxia.

       Portanto, fé não pode ser uma coisa bagunçada. E, de novo, outra vez, Paulo fala a Timóteo que a doutrina tem de ser sadia: sã doutrina, na tradução corrente. Então, ao contrário disso há, sim, formas doentias de crer, há ortodoxia opressora, que viola o não fazer acepção de pessoas e fé não autêntica, que desvia de Deus.

       Por isso, repito, Jesus certa vez agradeceu ao Pai, numa breve, porém paradigmática oração, que era grato que Deus houvesse escondido dos "sábios" e "entendidos" as coisas da fé e do Reino. Pronto, está feito o estrago. Sim, afinal, as coisas da fé, da ortodoxia, da doutrina, enfim,  no falar de Paulo, "o que de Deus se pode conhecer" está restrito a uma elite intelectual ou acessível a qualquer?

        Por isso reclamam do termo "ecumênico", ora, medo estúpido, esse,  o medo de palavras ou ideias. Acesso e conhecimento de Deus são democráticos. Certo, eu tenho minha fé, religião, doutrina e ortodoxia. Elas explicam Deus para mim. Mas outra coisa, outra postura é eu querer enquadrar todos neste meu nicho.

       Certo, então farei concessões e vou abrigar mais alguns: sou evangélico, vou incluir outros de mesma cepa, sem deixar de achar, porém, que são concessões, o que significa dizer que a minha, que o meu ainda sobressai. Começou a se tornar problemático, já começo a fazer acepções, coisa que Deus não faz.

         Ortodoxia é igual a número de calçado: use o seu e deixe cada um usar o próprio. Não faça acepções (e nem assepsia). Não faça ousadas asseverações, a não ser que, de modo humilde, entenda muito do riscado. Não seja elitista: Deus democratizou o acesso a Ele. Então, facilite para os outros e não imponha barreiras.

     E lembre-se de Rubem Alves: fé e noção que temos, imagem que temos de Deus, tem muito de projeções de nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário