domingo, 22 de setembro de 2024

Uma carta à minha nora

¹² "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Sl 90.

  Há várias maneiras de se contar os dias. Assim como várias razões por que contar. A mais tradicional, refere-se aos aniversários. Ano a ano.

  No caso, refiro-se ao prazo de 7 dias. 8, se assim se quiser. 1 semana atrás. No domingo passado. Estávamos todos aferrados a uma grande expectativa.

  Mas ninguém, minha nora, vivenciou-a com a intensidade com que você a experimentou. Uma vida gestada dentro de você. Acalentada, amada e cuidada com tanta expressão.

  Há um sentir que será só seu. Ninguém mais pode avaliar como, a não ser as mães, como a sua, aliás, muito mais ela, assim como a outra avó, que já vivenciaram parecido.

  Mesmo assim sua experiência é única. E agora Asafe está acolhido no teu regaço. Um milagre. Por si, qualquer geração, toda gestação é milagre. Mas este é o seu, tão de perto, também o nosso milagre.

   Ele vai conhecer essa história. O pai, tão perto, todo o tempo, vai atestar, como testemunha. Minha nora, como você nos surpreendeu.

  Eu até acho que teus pais tinham uma pista, um indicativo de tua coragem e determinação. De tua fé, essa herança bendita que, nessa hora, supre mais do que tudo.

  Mesmo assim o exercício dela, a hora, o momento, todo esse desepenho, do qual teu pai teve impacto e guarda na memória o som peculiar, ainda em casa, mas na reta final ficou o traço e memória de vocês dois, papai e mamãe do menino.

  A gente trocava assunto ali na recepção do Sta Juliana. Cada um sabia da sua própria ansiedade. Mas sem detalhes de cada minuto. Sem estar tão perto e próximo.

  Você se superou, minha nora. Eu digo aos outros, permita-me usar o termo, minha nora é uma leoa. Pelo pouco que ainda sei, mas pelo que está marcado em cada um de nós, louvamos a Deus.

   Pelo que você vivenciou, pela presença tão próxima de teu esposo, pela função de cada profissional de saúde, como ele já agradeceu, pelas marcas em tua mãe e teu pai, dessa decisiva passagem.

   Pelas impressões em mim, minha filha e minha esposa. Pela providência de Deus, mais perto do que todos nós, pelo que Ele sussurrou ao seu ouvido, fosse nos nove meses de espera, fosse nos momentos de uma semana atrás, aleluia, seja Deus louvado.

   Chora, Asafe, reclama à vontade. É consolo ouvir. Graças a Deus pelo estresse dessa primeira semana. Vamos, garoto, você já começou a nos ensinar, intensamente, primeiro a essa dupla dinâmica, de seu papai e mamãe.

   E depois a toda a família, a todos que se alegram por tua chegada. Olhar para o mundo nos assusta. Olhar para você, alerta-nos para o agir de Deus e para o poder que há no nascer de mais um bebê.

   A força do Senhor provém da boca dos que mamam. Porque reside na providência de Deus o conforto e o consolo para esse mundo tão sofrido e rebelde. Foi essa a expectativa de Lameque, ao nascer Noé. Esta é a nossa expectativa, ao nascer Asafe.

²⁹ "Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra". Gn 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário