sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Milagres

 

30 anos separam essas fotos

   Naquele dia, estava no centro do Rio, às voltas com a burrada de uma gerente de conta bancária, que havia efetuado uma mixórdia com a conta da igreja.

  Nada contra gerentes. É humano errar. Mas não está proibido relatar uma sucessão de erros e exatamente na tarde de 20 de abril de 1994. Regina reportou que sairia do Pentágono, onde lecionava, para o Sírio Libanês.

  Uma estirada do Campinho à Tijuca, sei lá, que pode ser Maracanã, mas são cerca de 35 km, by bus, onde ela chegou por volta de quase 16h30min, com a atendente avisando que São Paulo, de onde viria a autorização do Plano de Saúde, cessava às 17h.

  Prenunciava-se o milagre. Oligrodamnia, teste essa pronúncia, é "volume de líquido amniótico abaixo do esperado para a idade gestacional". Eu, que vinha acompanhando a gestante havia quase 9 meses, já aguardava essa confirmação.

   Ou seja, lá por dentro estava tudo secando, antes da hora. Deu 17h, 17h15, 17h30, 17h45, essa eternidade, com a atendente avisando que, de São Paulo, poderia esperar nada, não atendiam o telefone (sim, celular não haviam inventado), no Golden Cross, desde as 17h.

  "Mas eu vou continuar tentando",  a moça consolava a mãe estreante. E eu me irritava com a gerente. Para localizar a documentação da igreja, veio dizer que não a localizaram. Eu disse mas como uma conta ativa, em uso, não tem documentação em arquivo.

   Que, naquela altura, nem seria digital. Engatinhavam aqueles dinossauros de época, lembrem, os computadores PC 386, 486 e seus descendentes. Mas não eram os culpados. 

     Então, eu disse, minha cara, minha esposa está para ganhar nenê, a minha Presidente do Patrimônio da igreja, Lúcia, ora, vocês não conhecem o tamanho dessa mulher, vai soltar os cheques e, caso voltem, processo vocês.

   Eu fui, sem saber dos lances cruciais no Sírio e Libanês, buscar Regina. A essa altura, o técnico da cardiotocografia fetal anteparto, está bom para você esse termo, havia dito, pelo menos umas três vezes, que já ia embora. Mas aparecia alguém atabalhoado para fazer esse mesmo exame.

   Era o milagre em curso. Quando o técnico disse que, finalmente, iria embora, como vinha prometendo, São Paulo atendeu. Se não atendia desde as 17h, atendeu às 17h45min, feito o exame, a quase mãe exortada a notificar o médico e sair dali, direto para o parto.

  Encontramo-nos na casa da sogra. Armamos as trouxas. Rumamos para a São José, no Humaitá, beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde nasceu o pai de Asafe. Era por volta de 0h45mim de 21 de abril. Parto ao qual o avô assistiu.

   Vivam as mães! Heroicas. Louvado seja Deus, único em milagres. Bem-vindos, bebês, sobre quem reside a força do Senhor. O mundo tem os seus profetas, desde Noé. Ouçam-nos, portanto.

Onde se fez o exame da avó

   
                              Onde nasceu o pai Isaac   
                       
                           Onde nasceu o neto Asafe

Nenhum comentário:

Postar um comentário