segunda-feira, 15 de maio de 2023

Sardes

 

    As cartas de Jesus focam, ao mesmo tempo, uma feição genérica das igrejas, assim como penetram numa radiografia detalhada.

   É interessante assim enxergar-se, porque a igreja que, na verdade, é reflexo e somatório de nossas vidas, aparece, em todo tempo, ao mundo. E, não adianta tentar fugir disso, a opinião deles sobre nós conta muito.

   Aliás, isso consta em Atos 2,47, onde Lucas anota que a igreja seguia "contando com a simpatia de todo o povo". Ou na avaliação de Paulo, em 1 Co 14,24-25, quando afirma que um incrédulo ou indouto, sobre a igreja, pode atestar um testemunho positivo.

   Por isso, é sempre melhor, para a igreja, uma autoanálise constante, por meio da sabedoria concedida pelo próprio Jesus, do que espernear-se, tentando afastar, com pano roto e carcomido, a má fama granjeada.

   Pois Sardes recebe de Jesus, de cara, por assim dizer, uma definição geral nada positiva: "Tens nome de que vives e estás morto". Veja bem: Jesus se refere à 2ª pessoa, ou seja, não ao coletivo, do grupo, mas ao individual, de cada membro do corpo.
 
    Dizer "estar morto", significa ser falsa igreja, no caso, um grupo de maioria ou falsos convertidos ou tanto longe das características distintivas de um verdadeiro cristão, tão carnais, que já irreconhecíveis. 

   Ele já se apresentou quem é quem, para dizer, "Aquele que tem os sete espíritos e as sete estrelas". No Apocalipse, candeeiros são as igrejas e estrelas são os líderes delas. Jesus é o Senhor das igrejas e de seus pastores. Portanto, dizer "sete espíritos" não significa, provavelmente, uma alusão ao Espírito Santo, mas à capacidade de Jesus de sondar, em cada um, o real problema que aflige toda a igreja.

    A Ele, elas darão conta, assim como os líderes e os pastores. Lembremos Tiago 3,1, quando afirma, por outras palavras, que é melhor, diante de Deus, não aspirar a um lugar de destaque, pois o juízo sobre quem ascende, na liderança, será muito mais rigoroso. É melhor aguardar, de Deus, a vocação.

   Voltando a Sardes, era, então, uma igreja que vivia de aparência. Enquanto Éfeso tendia a perder sua identidade pela falta de exercer o essencial, que é o amor, esta foi exortada a consolidar um restante fiel diminuto em seu seio. Porque o restante vivia de aparência, um simulacro de igreja, algo tão tristemente comum hoje em dia.

   A mesma recomendação de Éfeso, lembrar do original recebido e ouvido, guardar e arrepender-se denota o risco de perda total para esse igreja. Seriam surpreendidas, na volta de Cristo, como o foram as 5 virgens, da parábola, que não vigiaram quanto à chegada no Noivo.

   Havia poucos que mantiveram sua identidade, mencionadas as vestes brancas talares do sacerdócio, que simbolizam santidade e consequente autoridade. Na visão de Zacarias 3, o sumo sacerdote Josué aparece com essas vestes manchadas.

   Mas Deus, em sua autoridade, ordena a purificação, mediante Seu reconhecimento de verdadeiro arrependimento. Assim são os membros de Sardes que, vencedores com e como Jesus, reinarão com Ele, andarão com Ele, seus nomes estão confirmados no Livro da Vida e, diante de Deus, estão abonados, pelo sangue de Jesus.

   Promessas tipicamente características da Bíblia. É usual aplicar-se a elas uma interpretação alegórica. Cuide-se, então. Mas eu as leio como literais. Há uma promessa geral bíblica de ressurreição e vida eterna com Jesus Cristo. Literal.

    Bem, a partir daqui, podem alegorizar o que quiserem: vestes brancas são santidade e pureza, diante de Deus, nome no Livro seria registro em cartório do céu, como até mesmo Vinicius de Moraes menciona e ter, por Jesus, confessado o (novo) nome, diante de Deus, é o que de, literal e íntimo, existe na relação entre Pai e Filho. Como diz João, em seu evangelho, somos, por parte de Jesus, as ovelhas que Deus lHe deu, Jo 10,27-29.

   Gradiloquente é toda promessa de Jesus no final de suas cartas. Sempre aponta para uma saída, revertendo o problema sempre por nós criado. Figurativamente literal esse livro, o Apocalipse. Por meio de tanta arte literária também se fixam verdades eternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário