terça-feira, 9 de maio de 2023

Esmirna - 1

    

    Percorrer, atualmente, as 7 cidades das igrejas mencionadas no Apocalipse, todas situadas na Turquia, região conhecida, na época de Paulo, como Ásia Menor, implica um roteiro de cerca de 370 km.

   Em Atos 19, lemos do impacto da chegada de Paulo à essa região, como lá se demorou por dois anos, sendo plenas as suas atividades, proporcionando que "todos os habitantes da Ásia ouvissem a palavra do Senhor", v  10, segundo avalia Lucas.

  Sem dúvida, foi nessa época que as atividades de formação dessas igrejas, nesse circuito, floresceu. Vale observar como a situação se alterou. Hoje, ao mesmo tempo em que a Turquia, país de predominância muçulmana, tem poucos convertidos, apresenta um dos maiores índices de apostasia, ou seja, abandono da fé.

   A Esmirna Jesus se apresenta como o Alfa e Ômega, quem venceu a morte. Porque a igreja enfrenta perseguição. Por isso, ele se refere ao conhecimento que tem de sua tribulação. Confronta a realidade de pobreza dos irmãos com o contraste de toda a riqueza de sua fé.

   Outro problema desta igreja contra o qual Paulo, em seu ministério, se colocou frontalmente era a influência abusiva dos judeus, denominados judaizantes, que desejavam subverter a firmeza dos crentes. Lembrar que não havia, na época, à mão, como temos hoje, uma cópia das Escrituras, que no caso era o Antigo Testamento.

   E não era como hoje, sutil, a perseguição contra os servos de Jesus. Aliás, uma bem-aventurança qualifica e indica que as perseguições por causa de Jesus serão uma permanente característica da igreja. Ser cristão, naquela época, era correr riscos todos os dias.

   Aos judeus que desejavam assimilar a igreja como um apêndice da sinagoga, Jesus os classifica, radicalmente, como sinagoga de Satanás. A palavra "sinagoga" também representa "assembleia, ajuntamento". Mas, neste caso, seu efeito é danoso e o inverso da assembleia dos santos.

   Evidente seja que Jesus não está reprovando a instituição sinagoga e nem os judeus, como um todo, mas a intenção de um grupo ativo, predador e hostil à igreja da cidade, somente comparável ao de mesma índole que, com os romanos, associaram-se no seu assassinato.
<segue<

Nenhum comentário:

Postar um comentário