quarta-feira, 14 de março de 2018

Ensino Religioso no Estado do Acre

      O Ensino Religioso, muitas vezes considerado como apêndice, ou seja, órgão sem função definida, vem recebendo por parte da SEE/AC destaque acentuado.

      O ineditismo tem sido sua marca quando, em 2014, empreendeu a jornada de Formações, e já agora em 2018, com a ideia, sugerida pelo Prof. Gilberto Camelo, de abordarmos Religiosidade Indígena na Formação.

      Dois artigos que destacam essas iniciativas, ambos escritos pelo Prof. Cid Mauro, em parceria com a Profa. Elaine Honorato, esta doutoranda em Ensino Religioso, divulgam Brasil afora essas posturas.

      O primeiro artigo já publicado nos Anais do XIII Seminário de Formação de Professores de Ensino Religioso, realizado em 2015, e o segundo, a ser escrito, sobre o ineditismo da Religiosidade Indígena na sala de aula, será apresentado na 1a Jornada Pedagógica de Ciências da Religião, de 26 a 28 de junho de 2018, em Manaus.

     A Formação realizada no CEAN, em 1o de março de 2018, embora não tenha incluído, em quantidade, a maioria das escolas, demonstrou o grau de interesse e seridade com que professores, coordenadores, inclusive do Ensino Rural, e escolas encaram o Ensino Religioso.

      O grupo foi bem representativo dessa postura, incluídos 35 participantes e 29 escolas representadas. Permaneceram participativos nos dois turnos, mantida a quantidade mínima de 30, já após as 17h, quando iniciamos a última atividade da Formação.

     O apoio da SEE/AC, fazendo valer a tradição que iniciou em 2014, valorizando o convênio com o Instituto Ecumênico Fé e Política, assim como o reconhecimento, apoio e valorização do esforço da UFAC em iniciar a Pós-Graduação em Ciências da Religião (única numa Federal em todo o Brasil), certamente garantirão um futuro promissor e bem ajustado ao Ensino Religioso no Estado do Acre.

      No Norte, o desenvolvimento do Ensino Religioso em nosso Estado pode ser equiparado ao do Pará, onde fomos representados no IV Encontro de Professores de Ensino Religioso, 15/16 de fevereiro de 2018, patrocínio da ACREPA, Associação dos Cientistas da Religião do Estado do Pará, oportunidade em que foi divulgada, pela Profa. Elaine Honorato, essa nossa 1a Formação e representado o Estado do Acre.

      Também desse encontro recebemos um modelo de Currículo para a segunda etapa do Ensino Fundamental. Lá foi também divulgada a nossa Proposta Curricular de 2002, comparada às diretrizes da Base Nacional Curricular. Seria excelente iniciativa da SEE/AC promover a definição de Orientações Curriculares para o Ensino Religioso em nosso Estado.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela disposição em comentar. A qualquer hora em que assim o desejar, estamos dispostos ao diálogo.

      Excluir
  2. O ensino Religioso é de suma importância para a formação e caráter dos alunos que se encontram em formação. É preciso ter mais humanidade pelo próximo, para podermos ser mais sensíveis ao outro e a sua religião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Constitui-se em excelente oportunidade para a abordagem da diversidade, não somente no que concerne à religião, mas também em outras áreas nas quais é fundamental respeitar as diferenças.

      Excluir