sexta-feira, 2 de março de 2018

Mal traçadas linhas 74

        Sinal.

        A linguística define. Vibrava com as aulas do velho professor da UERJ. Esqueci-me do nome. Caso lembre, até o final do texto, ponho aqui.

        Letras são sinais. Palavras são sinais. Há uma relação significado-significante. Ou seja, por detrás desses sinais há um sentido. Há uma verdade. Remetem a outra coisa.

       "Mostra um sinal", disseram certa vez, desrespeitosa e atrevidamente a Jesus, primeiro saduceus e fariseus e, noutro tempo, estes e mestres da lei entre os  judeus.

       Além de classificá-los como geração má e adúltera, denunciando-lhes a intenção do pedido, Jesus apontou-lhes o profeta Jonas como suficiente advertência. Pois bem, enigmático esse Jesus.

       Dizer que Jonas é sinal, tinha prazo de validade. Sim, porque pudesse ser que aquela geração interpretasse literalmente a experiência descrita nesse livro homônimo do Antigo Testamento.

       Mas, atualmente quem (quantos), além de mim, acreditam ter Jonas sido salvo do afogamento, no meio do mar, por um peixe qualquer, no ventre do qual coubesse, até o terceiro dia?

       Bom, resta dizer, como meio termo entre dar crédito e não dar crédito à história, que Jesus "pegou carona" nessa lenda (para quem acredita sê-lo), mas bem intencionado, para ilustrar o que desejava expressar.

      Que uma geração como aquela, ou qualquer outra desse viés, deveria crer nele sem que necessitasse de nenhum sinal. Que crentes não precisam ou, quando veem um sinal, de imediato, identificam-no e creem nele.

      Queriam que Jesus os atendesse exercendo poder sobrenatural. Como mágico ou mago. Quer dizer, então, que Jesus lhes valeria, caso a seus olhos, diante deles desse curso a um sinal que lhes satisfizesse.

       Fé signifca a não necessidade de sinais. Certa vez, para um homem que insistia que Jesus se apressasse, conversasse menos, que fosse mais diligente, pois um servo seu agonizava.

      Então, enquanto importunava Jesus, foi avisado, por um outro, de que era desnecessário, porque o servo morrera. Jesus disse acalma-te, porque verás a glória de Deus.

       Jesus iria com ele. Mas foi dvertido pelo homem de que sua casa não era digna. "Manda com uma palavra", pediu o homem. Jesus indicou essa atitude do homem como, definitivamente, fé.

      A palavra é sinal suficiente. Quem a garante é Jesus. Na Bíblia só há uma palavra. Ela é o sinal. Vá, que a tua fé te salvou.

     Como crerão, se não há quem pregue? Como pregarão, se não forem enviados. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra.



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário