sábado, 20 de abril de 2019



     Iguais

     "...somos todos iguais, braços dados ou não".

     Há certas lições que precisam ser repetidas. Porque precisam ser postas em prática. E se dizemos que já aprendemos é, no mínimo, temerário. Porque são contínuas e de aprendizado constante. 

     Não me venham dizer que entender que somos iguais é fácil. Não acredito em quem diz que pratica isso todos os dias e com facilidade. É inerente ao ser humano confundir diversidade com igualdade. 

     Somos, sim, diversos. Mas somos, também, iguais. Não posso reduzir o outro a mim mesmo. Se não me ponho no ponto de vista dele, não há nem esboço de identidade. Deus se fez homem, diz a Bíblia. 

     Mas não me interessa, aqui, na economia deste texto, se você aceita ou não,  acredita ou não na história que a Bíblia conta. Eu acredito. Eu sou, sim, cristão. Mas não interessa aqui religião também. 

    Porque ser igual não depende de ter religião. Não depende de acreditar ou não acreditar na Bíblia. Depende de entender e praticar. Qualquer atitude diversa desta é tirania contra o outro. É violência e não vida. É incoerência com a condição humana. 

     Eu não gosto de "bandeiras". Levantar "bandeiras". Isso me cheira a ideologia. E ideologia vem junto com demagogia misturado a hipocrisia. Então,  ser igual,  viver a igualdade ou ser igualitário, sei lá, não deve ser uma "bandeira".

     Não deve ser uma pregação. Precisa ser prática. Difícil. Não me venha, de novo, por favor, apontar um "partido" político que faz isso. Política é absolutamente necessária. Mas também vem misturada à ideologia, demagogia e à hipocrisia. 

     Vamos falar aqui de igualdade no sentido filosófico, se quiser, no sentido da reflexão que isso provoca, no sentido bem chão. Sentar no chão,  por exemplo, aproxima-se muito de ser igual. Vou voltar à Bíblia e a Jesus. Porque acho que ele praticou isso. Foi exemplo disso.

     Sejamos exemplo disso. Jesus foi reformista da religião judaísmo e foi morto por religiosos que não aceitavam que fosse tão radical em ser igual. E já dissemos aqui: você crendo ou não, o Livro diz que Deus junto misturado se fez igual. 

     Lavou os pés. Sem demagogia. Sem hipocrisia. No esforço de dizer e de querer praticar o ser igual. Deus quis ser um. Junto misturado. Não me interessa qual a sua religião. Tomara até você seja ateu. Porque, para crer errado, é melhor ser ateu do que qualquer religioso. 

     Mas para ser gente,  a única saída é praticar ser um. Se isto não te interessa, até Jesus te lava os pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário