quinta-feira, 4 de abril de 2019

Artigos soltos 41

Bom dia

      Fico pensando como é, para Deus, cada dia. Ora, Ele é eterno. Como viveria cada dia? Ele não dormita e nem dorme, como diz o salmista. Portanto, não há como surpreender-se acordando para apreciar o nascer do sol.

     Mas terá feito para isso. O quê? Os dois. O dia e o sol, fê-los para apreciar. Deus viu tudo o que fez e eis que era muito bom. Ele é autor dos dias. E também do sol que, como noivo nasce, percorre seus domínios e se põe.  Também assim diz outro salmista.

     Cada alvorecer é novo. Pleno de expectativas e possibilidades. E passamos pelos dias incontinenti, sem perceber isso. Ah, se soubéssemos das possibilidades com Deus a cada dia. Certa vez escrevi sobre como Jesus vivia seus dias. Foi exemplo de plenitude dia a dia.

      Remir o tempo, os dias são maus. Ensina-nos a contar os nossos dias, até que alcancemos coração sábio. Basta a cada dia seu próprio mal. Em meio a bondade dos dias, Deus permitiu que o mal nos surpreendesse.

      Só os bons se surpreendem diante do mal. Sentem a dor do mal. Para toda a dor existe remédio. É uma pergunta ou uma afirmativa? Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Por que Jesus disse basta a cada dia o seu mal?

      Porque os dias terminam. Porque muitos dias já se passaram. Incluído entre eles o nascer do sol. O sol da justiça. Um dia Jesus nasceu. Foi o maior bem. Foi todo o bem. Foi o maior dia. A eternidade entrou pelos dias afora. 

      Quando nascemos, choramos. Entramos gritando na vida. É a vida que grita. Anuncia que, pela primeira vez os pulmões se enchem de ar. Jesus também nasceu chorando. Deus se fez homem. Entrou na história. Viveu seus dias.

      Deus não pode ser responsabilizado pelo mal. Mas assumiu a responsabilidade em anular o mal. Para tanto, sofreu na condição de Filho. Sofreu no Filho. Fez sofrer o Filho. Enfermou o Filho. Enfim, Deus pagou o preço último da maldade, oferecendo, indistintamente, perdão.

      Gostamos de perdão para nós. Não gostamos de perdão para os outros. Acusamos nos outros seu mal. Mais difícil vê-lo em nós mesmos. Achamos que não pode ser indistintamente. Deus deveria fazer acepção (e assepsia) de pessoas. Não faz. Colocou-se a Si mesmo nas mesmas condições. 

     Alvorecer de um dia. Mais um dia. Nasce o sol da justiça. Agradeça, porque é novo nascimento. Deus nasce em você a cada dia. Desde que e se batizou você em Cristo, Deus exulta em você. Carpe diem, expressão latina que significa carpir, curtir o dia. Deus viveu minha dor, libertou-me do mal e me amou, concedendo Seu perdão.

       Deus deu-nos dias. Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Coração curtido. Calejado. Porém jamais endurecido. Flexível à cura. Porque basta a cada dia, aos dias que passaram, o seu mal. De Deus só esperamos o bem. Não te deixes vencer do mal, mas vence com Deus, que é todo o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário