terça-feira, 9 de abril de 2019

Sermão 08/04 - aniversário do pastor Paulo Leite

Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.               
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.    2 Coríntios 4:5, 6,7

      O sermão de domingo à noite foi muito bom. Baseou-se nesse texto acima.  (1) pregamos Cristo; (2) Deus resplandece em nosso coração; (3) temos isso como nosso maior tesouro. 

     O texto pode ser lido completo. Mas este recorte indica o modo como o evangelho, mensagem de reconciliação com Deus, torna-se prioridade e modo direto de acesso a Deus. Não se trata de religião ou igreja no sentido religioso, mas do recurso único de Deus em Jesus. 

     Por isso que a revelação de Deus é direta,  quer dizer, sem intermediários: Ele mesmo resplandece em nossos corações. Ele ilumina nosso entendimento para que o reconheçamos em Jesus. Ele pessoalmente, como fez no Gênesis, na Criação, desta vez, em nosso coração separa luz e trevas. 

      E temos isso como tesouro em nós. Deus nos escolheu,  mesmo frágeis, vasos de barro que guardam o seu tesouro. O nosso valor é esse. É uma forma muito bonita e única de demonstrar o nosso valor para Deus.

      E nesse mesmo texto, adiante,  quando ele fala de nossos erros, que são exactamente o que nos aflige, não há quem os conheça mais do que Deus, que não os joga em nossa cara mas, ao contrário, torna-nos vasos de seu maior e único tesouro. 

      Meu pai achava esse seu texto preferido.  Montou um programa de rádio para alcançar  crentes afastados das igrejas. O texto central que ele usava era:

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.     2 Coríntios 5:19,20
    
          A principal realização de Deus foi ter se tornado homem para nos religar a ele. E uma vez salvos em Jesus e por meio de Jesus, somos embaixadores que falamos em nome de Deus, como se Deus falasse por nosso intermédio.

       Em nome de Deus rogamos a todos e cada um que se reconciliem com Deus. Foi esse o sermão. No final, ele mencionou que somos como que crianças quando dizemos "tó", que seria o "toma", quer dizer, damos de graça, como recebemos, esse maior tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário