3. Evangelho de Lucas: aborda genealogia num contexto diferente em relação a Mateus. Este deseja alinhar, por múltiplos de sete, 14 + 14 + 14, os ascendentes de Jesus, citando nomes-chave de sua genealogia. Lucas vai focá-la somente no cap. 3, dando outra ênfase à abertura de seu livro.
sábado, 17 de outubro de 2020
Evangelho/Evangélico - Final
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Evangelho/Evangélico
Introdução
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - Pausa: comentários sobre os sete selos - Parte 15
Aproveitando o intervalo natural entre o sexto e o sétimo selo, vamos destacar alguns conceitos que, de antemão, devem estar claros, ao procedermos à leitura e ao estudo do Apocalipse.
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - O Cordeiro abre o 5⁰ selo - Parte 14
Quando é aberto o quinto selo, há uma pausa na ação, em relação aos anteriores, para que, pela segunda vez no livro, sejam mencionadas as orações dos crentes.
terça-feira, 6 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - O Cordeiro abre os quatro primeiros selos - Parte 13
Os chamados "Cavaleiros do Apocalipse" correspondem à abertura dos quatro primeiros selos. Não devem ser compreendidos fora de seu contexto, para que não sejam transformados em símbolos, ícones ou propaganda de outras realidades fabricadas.
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - O trono dos céus: cenário de toda a ação - Parte 12
Jesus agora aparece para João, no cenário descrito, de modo diferente ao da vez anterior. Um "Cordeiro como tendo sido morto" é a sua aparência, no lugar mais estratégico, no centro do cenário.
O Apocalipse nosso de cada dia - A cena angustiante do Livro - Parte 11
Se o fantástico cenário está montado no céu, 4 querubins circundam Aquele que está sentado no trono, os 24 anciãos elevam louvores e se prostam diante dEle, está pronto todo o quadro para a ação que vai se seguir.
Artigos soltos 50
Perguntas: 7 delas na Bíblia.
domingo, 4 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - A descrição do cenário no teatro do fim - Parte 10
As cenas, no Apocalipse, vão se suceder. João está em pleno tour com o anjo, até completar o circuito. Logo no início do cap. 4 que, com o 5 completam um grupo cenário-ação, a mesma voz "de muitas águas", da visão anterior, chama-o: "Sobe para aqui".
O Apocalipse nosso de cada dia - As sete igrejas: Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodiceia - Parte 9
Tiatira: havia nela uma liderança independente, que forjava um falso ministério, enganando a muitos. Embora fosse uma igreja de reconhecida operosidade, amor, fé e perseverança, não confrontava essa liderança, uma falsa profetisa, que praticava e ensinava rituais de idolatria, provavelmente religiões de mistério, muito comuns naquela época e naquela região. O grupo, reconhecidamente, mais maduro é exortado a confrontar, na fé, os que estavam no desvio. Essa igreja nos ensina a reconhecer a autenticidade e prática legítima dos dons, no ministério de Cristo, que é único, do modo como devem ser avaliados pseudo ministérios que espoucam, aqui e acolá, mas totalmente carentes de autenticidade.
O Apocalipse nosso de cada dia - Cartas às igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo - Parte 8
Já comentamos aqui de como as cartas às 7 igrejas abarcam todas as igrejas de todas as épocas. E como preenchem o que chamamos de kit de apresentação de todo o livro.
sábado, 3 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - As sete igrejas: palavras de reprovação - Parte 7
3. Palavras específicas de reprovação: "Tenho porém contra ti":
O Apocalipse nosso de cada dia - As sete cartas de Jesus e sua estrutura - Parte 6
As cartas às 7 igrejas obedecem a uma estrutura bem definida. Cada uma delas é subdividida igual e suas palavras são diretas de Jesus, que exorta a que João as escreva: "Ao anjo da igreja em (nome da igreja) escreve": 1. Apresentação de Jesus: "Estas coisas diz aquele que"; 2. Avaliação da igreja, seja positiva ou negativa: "Conheço as tuas obras"/"Aconselho-te": diagnósticos, reprovações, exortações ou soluções; 3. "Tenho, porém, contra ti": palavras específicas de reprovação; 4. Advertência final "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"; 5. Promessa de recompensa final pela vitória obtida: "Ao vencedor darei que".
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - João e a visão de Jesus - Parte 5
A visão que João tem de Jesus, no Apocalipse, não é real como a que os discípulos, no caminho para Emaús, tiveram, Lc 24,30-31, ou em Atos, quando de sua subida aos céus, em At 1,10-11.
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
O Apocalipse nosso de cada dia - João, o revelador - Parte 4
João assinala quando, onde e como se iniciou o processo da revelação de que foi objeto. Em Patmos, ilha do mar Egeu, 55 km a sudoeste da Turquia, com uma área de 34,5 km².
O Apocalipse nosso de cada dia - Jesus: o primeiro a pregar o evangelho de Deus - Parte 3
Pregar o evangelho sem contextualizar a mensagem, como Jesus o fez, dissocia-o do seu efeito principal de advertência. Em Mc 1,14-15 Jesus, o primeiro a pregar o evangelho, fez contextualizando a mensagem.
A seguir, João se identifica, referindo o destinatário específico a quem envia as sete cartas e todo o livro, "João, às sete igrejas da Ásia", num kit dos fins dos tempos, e "da parte dAquele", ou seja, Quem é o remetente: "Aquele-que-é-que-era-e-que-há-de-vir", e mais, mencionando ainda os "sete espíritos que se acham diante de seu trono", modo de representar o Espírito Santo, em sua posição de intimidade em relação a Deus e como expressão de sua revelação aos homens, como nos informa 1 Co 2,9-10.
O Apocalipse nosso de cada dia - O Apocalipse começa - Parte 2
O Apocalipse começa já indicando ser revelação, apocalipse, de Deus. Não existe nenhum outro que revele. Segue dizendo que Deus a deu a Jesus. Não existe nenhum outro que possa recebê-la.