domingo, 12 de maio de 2019

Sermão do Dia das Mães

Questões que o mito sugere:

      Introdução: evangélicos conservadores resistem que o narrativa da Criação, no Gênesis, seja chamada tecnicamente de mito. Mas não encarar as verdades que, como gênero literário assim classificado o texto indica, diminuiu dramaticamente sua relevância no contexto canônico da revelação bíblica. 

       1. Estar nus diante de Deus é sua primeira e indiscutível verdade;
        O ser humano sempre é visto por Deus nu. Nossa maquiagem social, às distorções de nossa visão, o mundo platônico que supomos existir ou que criamos, enfim, toda a complexidade de séculos de história e filosofia humanas simplesmente desabam, caem por terra diante dessa simples realidade que o Gênesis, de antemão, desenha: estamos nus diante de Deus;
        2. Deus ter criado macho e fêmea, homem e mulher é outra realidade indiscutível: a Bíblia não é homofóbica, mas é heterossexual;
        Seja por intuição, empírica ou cientificamente, o homem da época e autoria do texto bíblico estabeleceu como princípio que homem e mulher se unem para que a unidade básica da sociedade, com o nascimento dos filhos, seja formada. Portanto, mãe mulher, pai homem e os filhos que nascem dessa relação é o modelo bíblico original de família.
        3. A queda, indicada como turbulência no relacionamento com Deus, é responsabilidade compartilhada pelo casal;
         Homem e mulher escolheram dizer "não" quando Deus dizia "sim" e vice-versa. Portanto, assumem as consequência dessa postura. Deus não impôs sua vontade, não impôs seu amor é não impôs sua bondade. Mas optar por não-Deus traz consequências relacionadas à não-vida, à maldade como experiência de vida e impõe pecado e morte como opção.
        4. Consequência direta da queda, até o relacionamento entre homem e mulher é afetado;
         Não há comunhão sem que tenha em Deus sua origem. A própria harmonia na criação testemunha isso, sendo o ser humano o único a pôr em risco essa continuidade. E para que homem e mulher consigam estabelecer uma relação harmoniosa, caso Deus não seja o regente, será impossível ou de qualidade discutível. 
        5. Os filhos, na economia da família, assim como em sua projeção para a sociedade, têm sua primeira escola no relacionamento familiar;
        Não podemos afirmar que temos, por exemplo, um Caim mais afeito ao pai, que mata um Abel, mais ligado à mãe, como se fosse uma vingança equivocada e tardia de Adão contra Eva por causa ainda da discussão de qual dos dois, afinal, foi mesmo o culpado no caso da queda, a história do fruto. Mas os filhos serão, de modo marcante, o que os pais modelarem, com sabedoria, em relação ao seu caráter.
 Como situar mãe nesse contexto:
1. Será a esposa que, em comunhão com seu marido, vai constituir o contexto idealizado por Deus para a família;
2. A Bíblia não pressupõe "produção independente". Pode ser biologicamente plausível, socialmente aceitável mas, não é biblicamente recomendável;
3. Mãe deve ser mulher e pai deve ser homem. Constituem-se, indissoluvelmente, marido e mulher, potencialmente pai e mãe de seus filhos;
4. Há razões justificáveis para que a mãe mulher esteja sozinha, mas devem ser ponderadas por motivos de força maior, como viuvez, por exemplo, ou questões relacionadas a separações que, apesar disso, não é algo que a Bíblia efetivamente recomende.


      

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