quarta-feira, 1 de maio de 2019

Momento 1 - b'reshit

No princípio

      No hebraico, b'reshit, composição de b', "em", preposição, rosh, "princípio, cabeça", por exemplo, o primeiro dia do ano se chama "rosh hashanah", como "cabeça/princípio do ano" e o sufixo "it", formador do substantivo "princípio'.

      Necessário saber que princípio. No sentido do próprio mito bíblico e no sentido científico. Isso porque do chamado Iluminismo para cá, também conhecido como "Século das Luzes", prioriza-se a razão, e nada pode ser explicado senão por ela. Daí reduzir-se Deus a um objeto do conhecimento, capaz de ser discernido pela razão.

        Portanto, que bases científicas tem o repórter do Gênesis? Pois vamos deduzir, ao final, como a própria ciência, como num refluxo, vem em socorro do nosso repórter do Gênesis. Ora, se nem o que existe, em sua totalidade, pode ser descrito pela ciência, ela mesma sem ter aplicado, a tudo o que existe, o método da razão, como tentar descrever aquele que, supondo-se que exista, é o Criador e fonte de tudo o que existe?

      Para conhecer o quê, "No princípio", somente seria possível pela razão? Ela teria, então, todo material e método para tal? Diz-se que ela vai ao limite. Retrocede, a partir do que existe, até a partícula. Há uma unidade mínima que, a partir de si mesma e de fenômenos articulados com outras, desencadeia o universo.

       A partir do que está posto, pretende-se a solução de todo o mistério da criação. Fenômenos astrofísicos além de, do mesmo modo, quânticos são desafios na busca de se compreender toda essa macro e micro composição do cosmos.

      Caso a ciência pretenda definir o big-bang, como supõe, haveria partículas que, uma vez provocado entre si o choque que, hipoteticamente falando, vai formar a matéria, essencial à existência do universo, partículas denominadas fótons seriam o ponto mínimo de partida para o desdobramento desse fenômeno primordial.

      Que ponto, para a ciência, é "No princípio"? Partículas colidem, fundem-se e surge a matéria. O acelerador de partículas LHC - Large Handron Collider, entre outras atividades, testa essa teoria científica. Para a ciência, a partir de partículas, tenta-se estabelecer o ponto de partida, o ponto zero da origem do universo. Até aqui ou a partir daqui vaivém a ciência.

      O "No princípio" bíblico afirma que a primeira palavra de Deus foi "Haja luz". Haja partícula. E, nesse aspecto, há um ponto de convergência entre ciência e fé, porque as duas supõem que tudo passou a existir a partir do fóton, ou seja, a partir da partícula.

      O narrador do Gênesis, dessa forma, antecipa o que somente muito tempo depois e, principalmente, em nossos dias, com o tamanho e tipo do Large, "Grande", como diz o nome, Grande Colisor de Hádrons, neste ponto se encontra a ciência, filha dileta da filosofia.

      Falando diretamente dos instantes iniciais pré-formação do universo, mais propriamente conhecido como "No princípio", b'reshit, em hebraico, Moisés, o repórter das Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário