domingo, 26 de maio de 2019

Sermões em Gálatas- 1 - Estou crucificado com Cristo

1. Estou crucificado com Cristo
2. Não sou mais eu quem vive
3. Cristo vive em mim
4. Este viver que agora tenho na carne, vivo pela fé
5. No Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

1. Algumas declarações permitem compreender o que significa dizer isso:
1.1. Para além do sentido literal, configura -se a realidade do batismo no Espírito, que permite compreender (e praticar) a realidade dessa afirmação;
1.2. Não é uma afirmativa retórica, aplicada por Paulo somente a si mesmo, mas é a identidade de todos e quaisquer convertidos, alcançados pelo evangelho em todas as épocas;
1.3. Iguala e equivale a todos diante de Deus: ninguém pode dizer que precisa menos ou mais da cruz. Todos dela precisam e por ela são socorridos no perdão dos pecados por igual, todos no mesmo nível. 

2. Mortos e ressuscitados em Cristo, não existe vida senão passando pela cruz:
2.1. Desde o Gênesis a Bíblia indica como a morte passou a todos os homens. Mais do que a morte física. Esta só existe para dar fim a existência humana, já submetida pela morte espiritual;
2.2. "Eu viver" significa "estar morto" em delitos e pecados (Efésios). A vida que brota a partir da nova criação em Cristo, a partir da regeneração agora tem o DNA de Deus que, na cruz, mistura-se a nós, para que nos misturemos a Ele;
2.3. Carregamos no corpo o morrer de e em Jesus. O Espírito implanta em mim essa nova vida e viver em Sua plenitude significa crucificar a carne e ressuscitar em espírito: sem pensar que nesta expressão se esteja proclamado uma dicotomia.

3. A nova vida tem a marca de Cristo:
3.1. Significa dizer que as marcas do caráter de Cristo estão agora vivas em mim e são a nova matriz de meu caráter. A relação minha com Deus tem Cristo como meio e modelo, de maneira que suas virtudes sejam vistas em mim;
3.2. Significa dizer que esta é a única forma de comunhão com Deus e efeito único do evangelho em minha vida e na de qualquer um que crê. Ser igreja é ter essa identidade e o testemunho de Cristo, no mundo, está explícito na igreja assim entendida;
3.3. Não que se confundam as duas pessoas. A Pessoa de Jesus em mim habita pelo Espírito. E o que aparece, de minha própria personalidade, espelha Cristo, a obra dEle em minha vida e reflete a glória de Deus, na mesma proporção da comunhão de Jesus com o Pai. 

4. Viver pela fé:
4.1. Primeira coisa que não é: salto no escuro. Ridícula a timidez do crente em avaliar que crê num absurdo ou em algo in(mal)definido. Fé são olhos abertos, cegueira desfeita e retirada a venda com que satanás cobria os olhos;
4.2. Fé é firme fundamento, que se cava para dentro da Bíblia, para descobrir, com clareza, pela palavra, termos e terminologia da fé, porque a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus;
4.3. Cavar também para dentro de si mesmo. Fé é entender que estamos nus diante de Deus. Crer é entender que o Espírito, diante de quem nem Deus tem segredos, sonda e nos conhece, revela e nos convence do pecado, sensibilizando-nos para a conversão. 

5. O Filho de Deus:
5.1. Amou. A expressão do amor de Deus é ter-se a Si mesmo se feito homem, pôr olhos em nosso pecado e não poupar a Si mesmo, entregando-se à e na cruz;
5.2. Jesus é autor e consumador da fé. Não há outra maneira de ser. A fé ilustra a razão e não o contrário. Também é consumador, na história, por toda a humanidade, assim como na individualidade de cada um que crê;
5.3. Se não for pela entrega do Filho, primeiro esse movimento, de encontro à minha necessidade específica, não há como qualquer um obter resposta. Primeiro o Filho se entrega pelo meu pecado. Então vem minha reposta, por fé, a essa graça. 

Conclusão 
Estar crucificado com Cristo é ter e ver em si mesmo cumprido todo o propósito de Deus. Ele jamais poderia salvar o que crê por modo remoto. Por tecnologia digital. Por download de um programa qualquer. A Bíblia fala "morte, e morte de cruz". Terá de dizer "estou crucificado com Cristo". Não é  retórica. É batismo no e pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário