segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Mal traçadas linhas 100

       Cenáculo
   
       A Bíblia não especifica se era num sobrado. Mas estava mobiliado. Era uma sala pronta para a última reunião de Jesus com os doze.

      Ora, mas o que valem reuniões? Bem, dependem dos atores. O Salmo 1, anônimo, cita três tipos de círculos de canalhas que se reúnem.

     Não devemos, diz o texto, passar perto, deter-se ou assentarmo-nos. O antídoto, diz ele, é refletir na lei do Senhor: este livro vai nos afastar dessa súcia, como diziam os antigos.

      Que poderosa reunião pode ser a igreja. Vai depender dos atores. Não é quantidade. Jesus disse que se fossem dois ou três, já seria igreja, porque ele se faz presente.

      Outra presença é do Espírito. Por meio dele, Cristo em nós habita. E é dessa forma que experimentamos, completa Paulo Apóstolo, a plenitude de Deus.

       Que planos nessas reuniões? Numa delas, mais exatamente essa última, Jesus pediu ao Pai que igreja, entre si os crentes e, ao mesmo tempo com o Pai, fôssemos um.

      Teriam, dessa forma, condições para tetemunhar ao mundo a vinda de Jesus. Mostrariam isso com suas vidas. Então sua pregação teria autoridade.

      Há algo  mais nobre para a igreja? Certamente, não. Deve ser essa a sua missão. E quantas reuniões mais faremos? A própria palavra igreja quer dizer "reunião, assembleia".

      A qualidade dessas reuniões é determinante para os rumos da igreja em sua missão. Qual foi o resultado daquela reunião no cenáculo?

     Tantas quantas reuniões a igreja seguirá realizando. Quais serão os resultados? Jesus prometeu estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

      Preside, Senhor, cada ajuntamento de teu povo. Reunamo-nos no cenáculo. Seja produtivo esse resultado para o teu reino.
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário