quinta-feira, 7 de novembro de 2019


      Debruça, avô. Lança esse olhar sobre Dora, no regaço de tua esposa, a avó. Fica perplexo e reflexivo. Quantas orações regaram esse nascimento?
    De quantas gerações? Rufinas e Fernandes de Braga. Um oceano separando. Providência ou acaso do destino? Descansa, Dora. Tudo em sua ainda recente existência é reposta de oração. 
    Para a sua chegada muita gente nasceu nesse mesmo regaço regido por oração. Foi preparação. Esses mesmos olhares, inquirindo "o que virá a ser esse menino", no caso, meninas, muitas, várias meninas.
    Você é resposta de oração. Mas, para você, sua família, pai e mãe, são também resposta de oração. Há quem cobre respostas de Deus. Para quem parece que Deus não fala.
     Ora, como fala. O seu olhar, menina, ainda tão cedo em sua vida, mas vívido e brilhante é resposta de Deus. A melhor resposta de Deus. A maior resposta de Deus. 
     Por isso que a Bíblia diz que da boca de pessoas como você é que Deus suscita perfeito louvor. Essa é a leitura que, pelo sorriso, sua avó está fazendo. 
     Outra leitura pelo olhar de seu avô, mais contido e reverente. Porque homens, nessa hora, preocupam-se por cercar de atenções suas esposas. 
    Muita responsabilidade Deus pôs sobre os ombros dos pais, Dora: amar esposas como Cristo ama a Igreja. Daí, quando isso acontece, nascem como você nasceu.
    Não é por acaso que você encontra toda essa expectativa. Ela atravessou séculos, até desandar em você. Mais uma mulher. Outra mulher. Vai aumentar a algazarra, certamente. 
    Mas haverá ganho em sabedoria. Os sorrisos, como o de sua avó, mãe, bisavó, irmã de tias bisavós e primas e tias para caramba.  E quando os Josés se debruçarem também sobre você, ficarão assim em suspenso, como teu avô. 
     Pensando que mais uma mulher aumenta em muito a nossa responsabilidade. Vão cobrar de teu pai. Vai ver que ele há de sentar ao piano, para compor outra música. 
    Estranhe não, homens são assim mesmo, ora graves e circunspectos, para logo depois gritarem por mais um goal do Flamengo. Nasceste num bom tempo e no melhor ninho.
    Fé, amor e oração te precedem, não necessariamente nesta ordem.

3 comentários: