sábado, 2 de novembro de 2019

1977 - Culto em Ações de Graça pelo Ministério Pastoral - Igreja Batista em Seropédica - 6

MABE - Moderna  Associação Brasileira  de Ensino, onde Cid cursou o Clássico,
entre 1944 e 1948
(veja link abaixo).

12.  Em 1944, já trabalhado no IBGE, matrícula-se no Seminário Teológico Betel, para fazer o curso de bacharel em teologia. Porém, tendo a pretensão, agora, mais encorajado com as vitórias que o Senhor já lhe havia proporcionado no terreno dos estudos, de cursar o curso clássico para poder ingressar mais tarde na faculdade de direito. Isso foi feito. Matriculou-se no curso clássico na Modena Associação Brasileira de Ensino (MABE) na Rua Riachuelo, por ficar tal estabelecimento nas proximidades de seu trabalho, no IBGE. Todavia, em 1947, teve de interromper seus estudos, por razão de grave enfermidade. 
        Voltando a estudar no ano de 1948, agora, com esforços maiores para ganhar tempo. Assim que, em 1948, recomeçou os estudos do curso clássico e o teológico concomitantemente. Concluindo o curso clássico em 1950 e o teológico, em 1951.

13.   Resumirei, porque o tempo corre, alguns fatos importantes e graves da vida do nosso pastor, que hoje se despede de nossa igreja, relatando GRANDES LIVRAMENTOS DO SENHOR, para preservar a sua vida a fim de que nesta hora o tivéssemos aqui, entre nós:
            a) Na idade de 10 anos contraiu sarampo, e  ao tomar chuva fria, após tomar um remédio de efeito quente, o sarampo recolheu e ele quase morreu, e Deus o livrou da morte;
            b) Quando contava seus 14 anos de idade, contraiu uma febre maligna, ficando em extrema fraqueza (em pele e osso), a ponto de os parentes terem pensado estar tuberculoso, e Deus o salvou de maneira toda especial, fazendo com que seu pai, gastando o que não podia, o remetesse para o Valão do Barro, onde ficou em tratamento na farmácia do seu compadre Janu... Em 60 dias ficou plenamente curado;
           c) Quando já no Rio, de certa feita andava para o seu quarto, de volta do emprego, e, ao atravessar uma rua estreita, numa esquina entrou um automóvel em alta velocidade, só dando tempo de dar um pulo do meio fio para cima da calçada, enquanto o carro passava no mesmo lugar onde andava, sentido àquela altura que realmente foi o Senhor que o livrou. 
          d) Doutra feita, ao tomar um bonde levou uma queda brusca, caindo junto às rodas do mesmo, sem sofrer sequer um arranhão;
          e) Ao começar o curso ginasial, no Colégio Batista, aos 19 anos de idade, caiu gravemente enfermo com uma pleuris (o tratamento levou uns 30 dias) e mesmo assim, passou de ano com medalha de prata (2° lugar da turma);
         f) Mas, deixando outras crises de saúde de lado, concluirei o relato dessas experiências de sofrimento do pastor, fazendo referência a sua grave enfermidade do ano de 1947. Naquele distante ano (três décadas atrás), o pastor foi acometido de uma gravíssima enfermidade que o deixou 60 dias internado numa casa de saúde (precisamente Sanatório da Tijuca), sendo que ficou três dias em estado de coma profunda. 
        Os seus colegas e amigos do IBGE se cotizaram e pagaram as despesas de seu tratamento, depositando o dinheiro de seu pequeno ordenado integralmente na Caixa Econômica Federal e quando teve alta, precisamente numa sexta-feira da "semana-santa" (dia 13 de abril do ano de 1947) os colegas lhe participaram isso.
        Com a retirada de seu dinheiro da Caixa Econômica, pôde embarcar para o interior, indo descansar e refazer-se na casa do seu pai e irmãos.

http://www.rioecultura.com.br/coluna_patrimonio/coluna_patrimonio.asp?patrim_cod=107

Nenhum comentário:

Postar um comentário