quarta-feira, 29 de junho de 2016

Artigos soltos 11


     Salmo 123
     O próprio número desse cântico de romagem anônimo, shir hamahalot, no hebraico, significando cantar enquanto caminha, enquanto peregrina, indica começo de cartilha.
     E o salmo, em si, apresenta o tema talvez o mais sensível, na Bíblia, para indicar a personalidade da personagem principal dela, que é Jesus, e o que se requer de nós: serviço.
      O pequeno cântico, esse corinho do saltério destaca a sensibilidade que deveria ser, para leitores atentos da Bíblia aquilo que, na vida desses leitores deveria ser o destaque: pôr a si mesmos ao serviço do pastor Jesus.
      Olhos atentos, diz o salmo, homens e mulheres, na mão do Senhor: o que Ele quer, de que Ele precisa? É justo o inverso da ótica mais frequente e atual, pela qual Deus está lá, nas alturas, para nos prestar serviço.
      Trata-se do contrário, diz o autor anônimo desse shir, desse cântico: ponho os olhos nas mãos de meu Deus, que se compadece de nós. Deus se compadece de todos e coloca uns a serviço dos outros.
      Deus tem tarefas a realizar e nos empenha nesse serviço. Não é servidão, é serviço. Tudo o que fazemos e não somente assuntos diretamente relacionados a igreja, deve ser culto dedicado ao Senhor.
     Aparecem outras palavras no salmo, principalmente "desprezo", "escárnio" e "soberba". Por que desprezo? Será da parte de quem avalia que servir a Deus é perda?
    Por que escárnio? Será porque há quem deseja que seu trabalho não seja reconhecido como legítimo? Por que soberba? Diz Habacuque que o soberbo não tem reta a sua alma e que não vive por fé.
      Sem fé é impossível caminhar com Deus. Pôr os olhos nas mãos do Senhor e colocar-se a Sua inteira disposição, considerar e valorizar-se a partir desse serviço são passos de fé, assim como não se assentar à roda de escarnecedores: eles desejam ver o seu fracasso e não julgam prioridade neste século dar a Deus espaço de ação.
      Ponha seus olhos e fique atento ao que Deus deseja fazer. Ele precisa do teu serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário