sexta-feira, 11 de setembro de 2020

1977 - Terceiro peso

 1977

    O terceiro peso foi o torvelinho íntimo que carreei, dentro desse quadro meditabundo com que eu me desenhava, para o "lado espiritual", outra modalidade terminológica bem típica do contexto evangélico de época a que eu pertencia. 
    Se a validade de minha opção havia sido sublinhada pelo meu pai com um discurso nessa linha, não seria tão surrealista assim eu começar a desenhar uma resposta nessa mesma linha de pensamento. 
    Os corredores, prédios, auditórios, salas, escadas, bosques, labirintos da vila dos diretórios, enfim, todos os meandros da PUC têm meus conflitos de época gravados no silêncio de suas torres. 1977 foi o ano dessa forma, dessa galvanização existencial.
     Um oásis para diálogo, onde eu falava e ouvia, fora o único amigo que, nessa época, suburbano do Cachambi, bairro vizinho ao Méier,  compartilhou comigo um pouco ou bastante desse mesmo dilema, o grupo da ABU foi meu oásis nesse deserto íntimo. 
   Sei que seu nome tinha Antonio, assim como Carlos. Não me lembro a ordem. Alberto completava o grupo de nós três, este último era um escrachado, em todo o bom sentido, um aventureiro que interrompeu um desses anos na PUC para atravessar, de carro, da América do Sul à do Norte, o que efetivamente realizou.
     Paulo Kurka, desse me lembro bem, era o dirigente do grupo, tentando praticar aquele método indutivo que eles adotam como estratégia, mas eu sempre atrapalhava, querendo ir direto ao ponto, despejando de memória, no ambiente da conversa, todos os textos que falam de morte/ressureição, confissão de fé e batismo em Cristo que a Bíblia tem. 
     Esse exercício e mais as peregrinações pelos corredores, escadas, para não dar, dentro dos elevadores, com os meus des-iguais, e outras perambulações, o modo como eu trabalhava as Escruritas, versus o modo como o Espírito trabalhava em mim, esse todo conflito interno, junto com as reprovações em Matemática 0 e Física 0, algo inédito até ali em minha vida acadêmica,  tudo foi o caldo primordial do início de transição para a minha vida adulta. 
      Porque ainda vai demorar a debut dessa adolescência ao avesso do avesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário