João Saldanha, o "João sem medo", como ficou conhecido na imprensa esportiva, é considerado até hoje uma referência do jornalismo naquilo que foi a sua área de atuação, o futebol.
Fico imaginando figuras como Nelson Rodrigues, Ricardo Boechat, o próprio João Saldanha, entre outras destacadas figuras da comunicação, principalmente do jornalismo, como seriam criticadas e canceladas por muitos nos dias atuais.
Saldanha era uma figura controversa, o que hoje já seria motivo suficiente para desqualificarem ele. Em um Brasil tão polarizado politicamente como nos tempos de agora, o fato de Saldanha ter sido declaradamente comunista, reuniria razão demais para muita gente o depreciar. Os comentários de muitos neste post vão retratar bem isso. Mas não virá de mim qualquer comentário carregado de teor político ideológico para falar do grande João Saldanha ou de qualquer outro que seja. Para mim, aqui basta falar do jornalista esportivo João Saldanha e de como ele se tornou uma referência para muitos que vieram depois dele.
João Saldanha era o gaúcho mais carioca que já vi. Era daquele tipo de jornalista que não levava desaforo pra casa. Suas palavras eram ácidas quando tinham que ser. Possuía uma habilidade para comentar uma partida de futebol até nos mínimos detalhes do jogo. Fazia com sua visão uma fotografia da atuação de cada time de maneira impressionante. Foi um jornalista esportivo e comentarista de futebol absolutamente referencial.
É impossível falar do Saldanha sem um texto alongado, por isso, já encerro por aqui para não me alongar ainda mais.
Ver na net:



Nenhum comentário:
Postar um comentário