quarta-feira, 5 de outubro de 2016


    O amor de Deus.

    Pura pretensão. Tentar compreendê-lo será pura pretensão. Imagine, então, descrevê-lo. Que tal exprimentá-lo? Que tal praticá-lo?

     Corre-se um risco, que é avaliá-lo como privativo e, não, como na verdade é: coletivo, sem acepção de pessoas.

     Deus se fez homem, porque não haveria outra forma de amar. Essa é a história que a Bíblia conta. Essa história é o eixo-mestre da narrativa bíblica. Tudo, no Livro, gravita em torno desse eixo principal.

    O Livro fala de uma história de amor. Deus quis aproximar-se, ficar perto, identificar-se, misturar-se, enfim, ter comunhão com o homem.

   Deus não faz acepção de pessoas. Ama a todos igual, por mais que isso nos incomode. Sim, porque o ser humano, nós fazemos, praticamos diariamente acepção de pessoas. Nós discriminamos.

    Costumamos pôr em nosso índex negativo certos tipos e deixamos o índex positivo aberto para eventuais classificações. Nós nos achamos boa gente e pomos nos dois índex de que dispomos a seleção que fazemos.

     Precisamos aprender algumas coisas: (1) se alguém é mal ou bom, é para Deus e na avaliação de Deus. E, na avaliação dEle, todos são maus. Todos são, perante Ele, iguais. Isso nos incomoda muito.

    (2) ora, se Deus ama, indiscriminadamente, a todos, assim devemos ser e praticar. Ora, se Ele se fez homem para, indiscriminadamente, de todos se aproximar, muito mais do que isso, dar a Sua vida como cura para a maldade de todos e de cada um, maior e definitiva prova do amor devemos, perigosamente (não dar a nossa vida, inútil e desnecessário) mas nos aproximarmos, estar perto e próximos, perigosamente próximos do outro.

     Deus é amor. Então, é próximo: anseia por comunhão e praticou isso. Fez isso por amor e para perdoar. O amor tem seus riscos. Quem não quer se arriscar, não ama. Quem não se aproxima, não ama. Quem não anseia por comunhão, é porque não ama.

    Muito difícil amar como Deus ama. Perdoar como Deus perdoa. Estar, perigosamente, próximos como Jesus sempre se colocou. Ansiar por comunhão, como sempre Ele ansiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário