terça-feira, 29 de março de 2016

Miqueias

      "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede a ti: que pratiques a justiça, e ames misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus." Mq 6:8.
     Alguns textos bíblicos indicam características fundamentais da fé. Aquelas que, uma vez verificadas na vida do crente, autenticam sua fé e, com elas, agregam outras que definem vida com Deus no seu todo.
    O ministério profético, de um modo geral, pode ser definido como a efetiva ação de Deus, enviando homens que eram referencial de autenticidade para o povo de Israel e Judá, na tentativa de conversão desse mesmo povo. Pontos centrais da fé podem ser destacados e indicados, continuamente, na literatura desses homens.
       Este texto de Miqueias é um dos que trazem características que definem a vida de fé e marcam como autênticos aqueles que as possuem. Como se o profeta sintetizasse sua mensagem, do seguinte modo: "Ei, pessoal, vamos resumir: o que Deus espera de vocês é justiça, amor e humildade diante dele."
      Justiça, na Bíblia, no hebraico, é tradução de dois termos: mispat e tsedaqah: direito e justiça. No caso deste texto aparece somente o segundo termo. Justiça, tsedaqah, é o dado objetivo da lei, o mandamento prescrito, ao alcance do homem e que deve ser cumprido pelo e a partir do homem.
       Direito, mispat, é o padrão elevado, subjetivo e a capacidade que somente Deus tem consigo e concede ao homem para que obedeça à lei e agrade a Deus por meio de sua (do homem) conduta. Na Bíblia, os dois estão conjugados e somente é possível agradar a Deus e cumprir sua justiça por meio da observância desses dois conceitos.
        Quanto a "amar a misericordia", são duas palavras muito próximas no hebraico, visto que o termo hesed, misericórdia, no Antigo Testamento, pode ser traduzido amor. Portanto, é como se Miqueias estivesse dizendo 'apegue-se ao amor'.
       E quanto a andar em humildade diante de Deus, esta é a primeira virtude necessária a qualquer pessoa que de Deus se aproxima. Habacuque diz que o soberbo não tem reta sua alma, o que o inviabiliza a crer: "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé, Hc 2:4. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, diz o autor de Hebreus, Hb 11:6.
       Estamos diante de três elementos que são valores absolutos no trato com Deus. Seja no Antigo, quanto no Novo Testamento: justiça, amor e humildade.
       Com relação à justiça, somos justificados pela fé, único meio de acesso à graça de Deus: "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes", Rm 5:1-2.
       Com relação ao amor, fruto do Espírito, é a síntese do caráter de Deus e principal indicador da conversão: "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor", 1 Jo 4:8.
       Com relação à humildade, é a síntese do caráter de Cristo, indicado por Paulo Apóstolo como o "sentimento de Cristo": "Pois ele (Jesus), subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo [...] a si mesmo se humilhou", Fp 2:6-8.
      Miqueias sugere que o homem/mulher de seu tempo busque, por meio da fé, a justiça de Deus; pela comunhão com Deus, apegue-se ao amor; e ande em humildade diante do Senhor. Tiago, em sua epístola, indica a necessidade de nos humilharmos diante do Senhor para que, no tempo da oportunidade, sejamos exaltados.
        Exaltação, aqui, significa ser da estatura de Deus, na medida de Deus, colocados por Deus na medida certa diante dEle: "imitadores de Deus, como filhos amados", Ef 5:1, em justiça, humildade e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário