terça-feira, 29 de março de 2016

Habacuque

  4   "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé." Hc 2.

   A profecia de Habacuque traz a legenda que Paulo usou como tema de sua carta ao Romanos: "o justo viverá pela fé", Hc 2:4. E, em sua carta, o apóstolo forja outra legenda, qual seja: "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê [...] visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé [...] o justo viverá pela fé", Rm 1:16-17.

      Por meio do profeta, temos a natureza e amplitude da fé e, pelo apóstolo, por que meio é obtida a fé e o modelo de vida resultante.

      Habacuque diz, fundamentalmente, duas coisas: (1) a fé produz vida; (2) a fé sustém a vida. E Paulo diz que (1) pelo evangelho se obtém fé; (2) pelo evangelho é revelada a justiça de Deus.

     No tempo de Habacuque, cerca de 600 a. C., Judá estava na iminência de ser, como reino, subvertido pela invasão babilônica. O profeta estava impressionado com o refinamento da violência dos babilônios, com a fragilidade do reino e a indiferença do povo frente à iminência da invasão.

       Perguntava a Deus por uma  saída e punha-se em sua "torre de vigia", como uma sentinela, esperando uma resposta. E a resposta foi que, acima de qualquer circunstância desta vida, com Deus só é possível caminhar com fé.

        Brevemente, como confirmariam Sofonias e Jeremias, o povo de Deus perderia seus referenciais como nação livre: a terra, o templo e a monarquia. Seria o êxodo ao inverso, porque seriam levados de volta ao cativeiro, desta vez ao Norte, na Babilônia. Somente a fé no Senhor restaria como referencial.

        Para o profeta, o justo, aos olhos de Deus, subsistirá unicamente dependente da fé. Pelo contexto do texto de Habacuque, fé opõem-se à soberba, enquanto esta opõem-se à retidão diante de Deus. O soberbo não avalia que necessita de Deus para andar em retidão, diante dEle, nem ao menos se interessa pela justiça.

       Para o apóstolo, o evangelho é fonte de fé, por meio dele é obtida e por meio da fé sustém-se a vida com Deus. Na carta aos Gálatas, Paulo demonstra como, de fé em fé, vive-se passo a passo com Deus, no dia a dia da vida: cada escolha confirma a natureza de vida possível na comunhão com Deus, Gl 2:19-20.

         É tão vital e indissolúvel este vinculo entre fé e vida com Deus que,  na carta aos Romanos, Paulo define pecado como "tudo (e qualquer coisa) que não provém de fé", Rm 14:23c. A fé é o ponto de partida da vida com Deus, assim como por meio dela, como resultado da graça de Deus e por meio do sangue de Jesus Cristo, somos aceitos como justos diante de Deus.

       A fé que nos conduz a Deus, ela mesma é o contraponto para a ação de Deus em nós. Por isso Tiago, numa aparente contradição com Paulo, diz que fé e obra operam juntas: a autenticidade da fé é demonstrada pelo modo como Deus opera naquele que crê: primeiro, a salvação; então, junto com ela, os frutos e resultados da fé, os frutos de justiça, a mesma retidão de que fala Habacuque.

            Foi recomendado ao profeta que a legenda "o justo viverá por sua fé" fosse colocada numa tabuleta visível, com letras garrafais, para que até quem passasse correndo pudesse ler. Fosse hoje, seria uma legenda na internet, à vista de todos: a fé como fundamento. Esta legenda foi o ponto central da Reforma Protestante, que comemora 500 no ano de 2017.

        Ponto para Habacuque. Lutero leu certo o profeta, tanto quanto o apóstolo. Não há outra legenda possível. Quem mesmo passa correndo leia, ainda que seja na tela touchscreen do seu smartphone: o justo viverá por sua fé.

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