terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Ide e fazei discípulos

   Ide, fazei discípulos.

        Uma das falas, senão, a última fala de Jesus. Ele fez discípulos, então passou e ensinar seus discípulos que fizessem discípulos.

       Seria a igreja o povo da rua? Jesus,  o boêmio, passou todo o tempo em contato com o povo, com peesoas, em variados contextos.

      Igreja seria fazer discípulos. Todo o tempo. Não quer dizer que o espaço físico está contestado. Mas o vinho novo do evangelho não cabe na instituição engessada.

      Jesus ia ao templo e à sinagoga.  Jesus não veio contestar a lei de Moisés. Mas suas atitudes frequentemente esbarraram no sentido equivocado de entender templo, grupo, doutrina.

      Formou um círculo combatido pelos outros de seu tempo: teus discípulos não guardam o sábado, comem sem lavar as mãos,  seguem teu padrão não seletivo de comportamento.

      Desde a época do AT havia essa relação discípulo-mestre, como no caso dos discípulos dos profetas. Geazi, por exemplo, não se constituiu num exemplo de conduta no trato com Eliseu.

     Já Josué, em relação a Moisés,  como Timóteo,  em relação a Paulo, tornaram-se exemplo positivo de discipulado. Essa relação discípulo-Mestre é a essência do cristianismo.

     O ser igreja,  seja no contexto institucional,  seja no desempenho para fora de suas paredes, no mundo real, ressente-se de seguir esse modelo: vinho novo em odre velho,  como Jesus ensinou.

       Vivência do evangelho no contexto do discipulado. Na vocação do Josué está escrito meditar dia e noite no Livro, viver e ensinar seu conteúdo. 

        E com Timóteo, Paulo afirma que seu discípulo seguia de perto seu exemplo, ensino e até as mesmas provações. Modelo e prática do discipulado. 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário