sábado, 23 de fevereiro de 2019

Artigos soltos 36

       A face do abismo

       Era por sobre onde havia trevas, momentos antes de detonada a criação. 

       A terra deveria estar uma coisa pavorosa. Os vocábulos hebraicos "tohu" e "bohu" não têm uma tradução definida, exata, precisa.

       Pois então,  fazendo o trocadilho, nem precisa, porque "sem forma e vazia" diz bem. Planetas vazios nós conhecemos.

     Fascinam os homens. Saem à cata das pistas que permitam deduzir em que etapa da criação eles se encontram.

      A primeira coisa que procuram são as águas. Porque a partir dela, deduzem, floresce vida. O Espírito de Deus pairava, qual estufa, por sobre as águas. 

       Na cosmovisão desses escritores antigos, também a partir das águas surgiu a vida. E logo, dizem as Escrituras, Deus fez separação entre luz e trevas.

     Os cálculos desses caçadores de provas para elementos e fases da criação, a partir de planetas e outros pedaços de rocha migrantes no espaço, estabeleceram uma porcentagem.

     Já deduziram que a relação entre o que se conhece do universo que está aí é de 8% do que já se sabe, versus o restante de uma denominada "matéria escura".

     Como diz o Gênesis, havia trevas sobre a face do abismo, o Espírito de Deus pairava por sobre as águas e o Altíssimo detonou a criação dizendo "fiat lux", ou seja, "haja luz": yhi 'or, no hebraico.

      E houve luz. Deus viu que ela era boa e logo separou isso que vemos aí da matéria escura, que o pessoal antigo chamou "trevas", hosheq no hebraico. 

      Sensacional essa argúcia do homem  (pós)moderno em deduzir elementos e pistas sobre a formação do universo. Essa é mesmo sua tarefa.

     A ciência precisa preencher essa lacuna. Até onde vão com seu método, precisam definir cada etapa desse modelar divino. Ela nos deve essas explicações. 

      A terra era (ou estava) sem forma e vazia. O Espírito de Deus pairava por sobre as águas. E Deus rasgou em meio a essa matéria escura uma fresta de luz a que denominamos universo.

    Devem-nos explicações. Sigam buscando pistas. Fascinem-se e fascinem-nos com suas explicações. Enquanto isso, seguimos imaginando como foi segundos antes.

      Quando Deus disse. E, por essa fresta aberta, já encontramos nossas pistas. Por essa fresta aberta Deus disse "haja fótons". E houve. Já enxergamos essa luz. Você  também pode ver?

     
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário