quinta-feira, 19 de julho de 2018


IVANILDE. Melhor dizendo, dizer: I - VA - NIL - DE. Bem devagar, para dar com a importância desse nome. Não. Melhor I - V - A - N - I - L - D - E. Assim, letra por letra, quem sabe se sabe teu tamanho!

I de INTENSIDADE: oh, vida intensa essa sua. Não cabe nesse Estado do Acre, porque bem típica. Uma define o outro que te define. Não cabe de contentamento, de intensidade, de doar a si mesma: desde os barrancos, pelas veias de rios e igarapés, varadouros e ramais, estradas mundo afora: cada passo teu contados nesses pezinhos, ora, com que intensidade você vive!

V de VIDA: eita, como viveste a tua. Tua família que o diga. Teus amigos que o digam. Viveu como se cada um de nós quisesse ser como você. Tivesse e carregasse consigo tuas marcas. Desde a bisnetinha, por todos os netos e netas, filhos e filhas, genros e noras e o sortudo desse marido. Como te invejamos! Por onde passa, arrebanha uma multidão de amigos e amigas.

A de AMOR: para quem duvida que existe ou para quem diz que nunca viu ou que é difícil de ver, ora, Ivanilde, permite dizer: você banalizou o amor...he he he... quero dizer, em você, com toda intensidade, nessa sua vida, o amor mais ficou ao alcance de todos.

N de NULIDADE: sim, não se assustem. Jesus uma vez falou que quem não anulasse a si mesmo, não conseguiria segui-lo. Anular a si mesmo, é dar-se. Entenderam, agora? Exagerei ou, matematicamente, acertei? Ela, sempre que foi preciso, anulou-se. Mas, quando foi necessário, agigantou-se. Alguém duvida?

I de INTELIGÊNCIA: Aquela de verdade. Com tristeza se constata que há quem use ao inverso esse dom. Mas nela, argúcia, lucidez, iniciativa, enfim, luta e oportunidade caminharam sempre junto. Ninguém duvida de que sua sabedoria espalhou-se por onde ela passou. Falem, família, amigos e tantas outras vozes que guardam consigo esse benefício.

L de LUTA: nem precisava mencionar. Mas é mais que necessário dizer. Ela é amostra legítima desse povo e dessa história. Nesse lugar onde história, natureza e luta se misturam. Uma amostra, um exemplo dado e a seguir, um empenho permanente, mulher, teu nome e teu povo é luta: pela sobrevivência, por direitos, por melhores condições para todos em todas as frentes: nunca se acovardou. Não descuidem desse tamanho, que a mulher é gigante!

D de DEDICAÇÃO: me digam quando ela se deteve? Quando foi que se deu por intimidada? Quando foi que calou? Nem agora. Não, mulher: sentimos muito, mas Ivanilde como você não se aposenta. Dedicação por todo esse Acre. Testemunhei na parte que me coube na parceria. Obrigado, Deus: essa mulher se parece mesmo Maria. Nunca antes um pastor protestante esteve tão perto dela.

E de EDUCAÇÃO: não tinha outro canto nessa vida onde você pudesse estar, senão nesta família SEE. Sabedoria, dedicação, intensidade, toda uma vida na educação. Diga por que canal teu exemplo seria melhor aproveitado? A gente que se sente tão pequeno quando se fala no tamanho dessa tarefa! Do teu tamanho. Uma pincelada de amor. Do teu tamanho. Todos aqui sempre queremos ser do teu tamanho. Ivanilde, como você sempre ensinou, a luta continua!



       

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário