quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Reflexões sobre Jeremias 2

        O homem, sua época e o texto: ecos de Jeremias hoje.

       Jeremias e Deus. Ou seria Jeremias X Deus. Jeremias e aquele que se revela e se vela a Si mesmo. Velado, escondido, o drama de Deus, revelar-se ou esconder-se.

      O drama de Deus: até que ponto identiicar-se com Seu povo, até que ponto revelar-se ao homem, até que ponto ser traído pelo homem, por Seu próprio povo.

       Jeremias é intérprete dessa traição. Muito provavelmente debruçou-se sobre Oséias, o marido traído, a fim de entender o modo como e por que Deus se sentiu traído. Entender no que e o modo como Deus se sente traído.

      Jeremias é o homem que se senta à mesa de um bar para compartilhar com Deus o sentido de uma traição. Jeremias se identifica com Jesus em Sua boemia e, como mais um entre os modelos típicos do Antigo Testamento, interpreta Deus para o povo.

      Se a revelação de Deus consiste e inclui, no próprio desfecho da história da salvação, a história de um risco, precipuamente de Deus se fazer homem, há uma suma ou súmula e uma necessidade: compreender no que consiste a traição.

      O chamado de Jeremias consiste em não ser. Jeremias de autointitula na'ar, termo indefinido que significa, entre outras coisas, tenro, mancebo, criança. Deus rejeita Jeremias: solene, temor e tremor, afirma que não.

     Não diga sou na'ar. Para começar com Deus é necessário ser, de início, não. Renunciar-se significa rejeitar-se a si mesmo. Começar sendo não com Deus. Começar com Deus sendo não.

      Interessante que o pecado primordial foi ser não. No Genesis está escrito "é certo que morrerás". A serpente inverte dizendo "é certo que não morrerás". Por ironia, com Deus somente se começa não sendo, somente se começa por morte.

     Jeremias é um homem que, em seu tempo e época, começa com Deus sendo não Jeremias. Para interpretar Deus para o povo, tem de se tornar confidente do Altíssimo, a fim de entender uma traição.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário