quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Artigos soltos 21

Galileia

      Prioridade. Sem dúvida, Jesus tinha, estabelecidas para si, prioridades. "Uma comida tenho para comer. Minha comida consiste em fazer a vontade do Pai". Enfim.

      Uma delas foi o plano de reunir colaboradores. Era, muito provavelmente, uma radiante manhã de sol no lago da Galileia, uma mar de tão grande.

      Jesus perambulava por suas margens. Nunca sem um propósito bem definido. A urgência de sua missão requeria. Deu com os pescadores por ali. Era seu mister. Se queria encontrá-los, garantido que seria ali.

         Marcos aponta-os como estando a recolher redes. Pelo menos quatro dentre eles pertenciam a dois grupos distintos: remediados financeiramente, Tiago e João, os filhos de Zebedeu, ao ouvir o chamado de Jesus, deixaram com os empregados suas redes.

         Os irmãos André e Pedro recolheram suas próprias redes, certamente por não dispor de quem por eles fizesse: donos, apenas, de suas redes, provavelmente até usassem os barcos da empresa de pesca de Zebedeu.

       Galileia dos gentios, apelido dado pelos judeus. Ambiente das prioridades de Jesus. Inverteu a prioridade dos pescadores a quem chamava: "vos farei pescadores de homens". Cumpriu o prometido.

       Galileia dos gentios: "o povo que andava em trevas, viu grande luz; sobre os que habitavam na terra da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz". Jesus não escolhia ricos ou pobres. Ele escolhia ricos e pobres.

       As prioridades de Jesus vão demonstrar que, em meio a todos, sem se esconder de ninguém, circunscreveu na Galileia seu ministério: "graças te dou, ó Pai, pois encondestes de sábios e cultos essas verdades".

      A prioridade de Jesus é circunscrever seu ministério a menos favorecidos. Talvez porque os mais favorecidos têm com que se ocupar, não têm muito com que se preocupar e, por isso, dão-se por satisfeitos.

      Ocupando-se somente consigo próprios, nunca serão pescadores de homens. Nunca inverterão suas prioridades. Nunca terão as prioridades de Jesus. Nunca terão as prioridades da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário