quarta-feira, 28 de setembro de 2016



       A igreja do exílio.

  Daniel e seus companheiros formaram uma congregação no exílio. Reuniam-se em conjunto e constituíram-se em padrão para os exilados. Num período de angústia tão aguda para o povo de Deus, perdidos os elementos de sua identidade, terra, Templo e rei, esses jovens compreenderam a urgência em se tornar a “igreja” do exílio.
       Em Babilônia, os judeus reuniam-se em grupos separados. Não  mais tinham o Templo de Jerusalém como referência. Então, formaram as sinagogas. Você sabe a importância delas? Além de servirem a Paulo, séculos depois, como referência, em suas viagens missionárias pelo mundo romano, o culto que praticamos, desde o tempo da igreja primitiva, é sinagogal: cânticos, orações, testemunhos, leitura da palavra e pregação.
       Daniel e seus companheiros serviram como modelo ao povo do exílio em Babilônia: testemunho, quando se negam a adorar a estátua de Nabucodonosor; comunhão em oração, quando Daniel solicita que intercedam devido à entrevista dele com o Imperador; segurança de fé a todo o preço, quando afirmam que, ainda que não fossem salvos da fornalha, independente do livramento, o Deus deles era o mesmo.
      Outra marca decisiva dos jovens era a definição clara dos dons concedidos por Deus a eles e seu uso. Em Dn 1:17, está escrito que Deus deu aos amigos de Daniel conhecimento em toda a cultura e ciência e a Daniel entendimento em toda visão e sonhos. Não significa que há “dons de interpretação de sonhos”. Na Bíblia, é raro ocorrer esse expediente. Entre José e os sonhos interpretados de Faraó e Daniel e os sonhos interpretados de Nabucodonosor decorreram, aproximadamente, 1.000 anos.
    Mas inteligência em toda a cultura, ciência e enxergar as visões com que Deus quer alertar sua igreja, são dons muito raros hoje em dia, mas essenciais, que o empenho e disciplina diária desses jovens lhes proporcionou. Precisamos exercê-los, buscando a disciplina e o exemplo de vida desse grupo consagrado de irmãos, modelo da congregação do exílio e, certamente, modelo atualizado para as congregações atuais.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário