sábado, 29 de junho de 2024

Caçula, você desfalcou o time

   E que time. Lindo. Os cinco sorrisos mais lindos de que se conhece. Em meio a essa família linda, que time vocês formam! Puro carinho, afeição, amizade, para resumir, de uma vez, puro amor.

  Falar. Há horas que não se tem o que dizer. A gente só chora. A gente se expressa chorando. Mas parece que dizer alguma coisa, alenta. Mantém junto quem se foi.

   O que dizer de meu primo Erlon? Estou tão longe e há tanto tempo. Mas bastava estar no Rio, beira mar, onde estivemos há uns 3 anos atrás, para ser recebido com todo o carinho.

  Hospitaleiro conosco. Tanto assim, que eu prometi voltar, para demorar mais. E fazia propaganda de gente que perguntava aonde ir, caso estivesse pelo Rio.

  Eu falava de meu primo. Falando dele, fala-se de todos. São tão apegados, que não dá para imaginar um desgarrado de todos os outros.

   Isso é amor. Cada um tem um jeito de mostrar. Aposto o quanto quiser, nessa história de amor, não somos perfeitos. Mas somos autênticos. Por isso não mentimos.

   Falta, ainda amar mais. Sempre falta amar mais. Mas vocês, Campello de Araujo, vocês dão show. Eu sei que estamos no meio de uma família puro grude.

   Que herdamos isso de nossos pais, que também não foram perfeitos, mas também foram autênticos. Prefiro assim, porque não se trata de bajulação.

   Trata-se de constatação. Vocês, é claro, conheciam o caçula muito mais do que eu. Frente e verso. Ora, verso me lembrou Onésimo, que também já se foi.

   E nessa hora que nos reunimos, todos juntos, para formar força, choro e consolo, a gente lembra de todos que já foram antes.

   Jamais se esperava que o caçula nos passasse a frente. E deixa sua herança. Do que se conviveu com ele, tudo o que ele representa. E tudo o que herdamos também.

  Porque, independente da religião que cada um tem (ou não tem), das idas à igreja pela mão de vó Eunice, dos hinos tocados ao violão pelo Dirley, cantados por Eber, com seu vozeirão, e até pelo Marcelo, em sua linguagem mesclada.

   Sim, não depende desse tempo igrejado, mas depende de uma fé íntima e individual. E disso essa família entende. Porque viu isso nos que foram. E repito aqui: se você optou por essa fé, veja bem, ela é tão imperfeita em nós, quanto foi neles.

   E espalhamos isso para os nossos filhos. E a eles ensinamos que honrassem a herança que receberam. E, pelo menos, dessas duas singelas e essenciais virtudes recebidas, a fé e o amor, para eles, procuramos ser exemplo.

   E o modo como nossos pais nos ensinaram a amar, gerou em nós essa força de agora. Então, sem máscara, mesmo porque o sofrimento nos desnuda, podemos dizer, sem hipocrisia:

   Caçula, meu camarada, você foi cedo para caramba. Mas te amamos intensamente. E usufruímos, intensamente, o teu amor. Esse amor fica.

   Assim como o vazio de sua ausência. Mas a gente carrega você conosco. Nessa vida, como foi o meu caso, a gente ficou longe. Mas teu sorriso me alcançou.

   Cada qual do time, Bela, a Bela, Elaine, a Nanica, Eliana, nem lembro o apelido, Binho e você, só sorrisos lindos, expressão de vida, oferta de alegria, desafio a esse mundo, muitas vezes, tão mau.

   Cada um de vocês um segredo. Eu acho que Erlon, que eu achava o mais calado, levou com ele o dele. Eu não consegui decifrar. Mas que era algo de fé, misturado ao amor, eu desconfio.

2 comentários:

  1. Perfeito meu amado primo. Nosso caçula desfalcou nossa seleção nosso centro avante.

    ResponderExcluir
  2. Amáveis. Vocês são pessoas muito especiais.

    ResponderExcluir