sábado, 4 de fevereiro de 2023

Unidade e liberdade em Deus - 2

   A respeito da liberdade de Deus, para compreendê-la, pode-se comparar a sua santidade, assim como a seu pleno poder.

  Deus é onipotente, Todo-poderoso, porém jamais usa seu poder para violar sua santidade. Internamente perfeito, justo e santo.

   A identidade e personalidade de Deus são imutáveis, por não haver jamais nEle qualquer desvio de conduta.

   Para nós, que desagregamos nossa identidade, por causa da presença do pecado em nós, torna-se difícil compreender Deus em Sua imutabilidade.

   Tiago afirma essa característica de Deus quando afrima: "...porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta." Tiago 1:13. E ao lado deste livro, o autor anônimo de Hebreus afirma, sobre Jesus:

"Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado." Hb 4:15.

   O pecado, como a Bíblia o aponta, é a perda total da liberdade. Somente em Deus não há pecado. Somente em Deus há liberdade e libertação.

   Deus é santo, o Filho é santo, porque é Deus, e o Espírito Santo, também é Deus, reconhecido já pelo nome como santo, idêntico ao Pai. Mas quanto ao Filho, submeteu-se, por escolha voluntária, à condição de homem, sujeito ao pecado, porém nunca pecou.


   A prova disso está na forma e razão por que o seu sacrifício foi aceito: "...muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!" Hebreus 9:14.

    No sacrifício de Jesus, que a Si se oferece, pelo Espírito e no Espírito, há certeza de que Ele é santo, "sem mácula". Senão, não poderia oferecer a Si mesmo, e essa "fraude" seria denunciada pelo Espírito.

   Paulo também, em Romanos 1,4, em seu argumento, atesta a santidade de Jesus, pela e na ressurreição, porque jamais poderia deixar a morte, se não fosse santo: "...e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor".

   Jesus em tudo foi tentando e venceu em todas as ocasiões. Tendo assumido a forma humana, sujeitou-se ao que, por sua natureza, Deus jamais se sujeitaria, ou seja, expor-se à tentação: "...pois ele (Jesus), subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus". Filipenses 2:6.

   Não usurpar, para Si mesmo, ser Deus, o que Jesus sempre fo, por natureza, é o inverso do que fez o príncipe das trevas e do mal, Satanás, que usurpou e quis ser deus, tornando-se "não deus".

   Este é o prisioneiro e aquele que aprisiona: "...e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia". Judas 1:6

   Portanto, esse é o modo como a Bíblia de refere ao pecado, que aprisiona e escraviza: "Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?" Rm 6:16.

   Em Jesus, readquirimos a liberdade que somente existe em Deus. Ele mesmo nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho: "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor". Colossenses 1:13.

   Somente Deus é livre. Somente Deus liberta. Somente Jesus nunca se deixou aprisionar pelo pecado. E onde está o Espírito, o que ocorre? "Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." 2 Co 3:17.

   Em Jesus Cristo, somente nEle batizados no e pelo Espírito Santo, ligados a Deus em comunhão, estamos (você está?). Este é o lugar de total liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário