quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Leituras Bíblicas - 2

    A leitura dos livros periféricos implica conhecer o contexto em que pregaram. Desse modo, nossa compreensão do texto será mais exata. 
    Os livros 1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas nos fornecem informações sobre esses reis, na época de quem os profetas pregaram. Seus nomes, geralmente, aparecem no primeiro versículo do livro. 
    Assim, Isaías, que profetiza na época de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Enquanto isso, os profetas Amós e Oseias profetizavam contra o reino do Norte, cuja capital era Samaria.
   No primeiro versículo desses dois livros consta os reis no período de quem profetizam. Veja que em Oseias são mencionados os mesmos reis que em Os 1,1 e mais o rei Jeroboão, do Norte.
   E, em Amós, é mencionando somente Uzias, rei no Sul, capital Jerusalém, e o mesmo Jeroboão, mencionado em Os 1,1. Veja a informações sobre esse Jeroboão em 2 Reis 14,15-23.
   Ele reina durante 51 anos, mesmo tempo de Uzias, no Sul, com a diferença de que aquele "fez o que era mau aos olhos do Senhor", 2 RS 14,24, ao contrário de Uzias.
   Mas as informações, na sua quase totalidade, negativas sobre Jeroboão II aparecem nas profecias de Amós e Oseias. Pelo que observamos, o profeta Amós prega na época desse rei, corrompendo em Judá ao período de Uzias.
    Portanto, a ordem cronológica de atuação desses profetas foi Amós, Oseias e Isaías. Porque este último assinalou o ano da morte do rei Uzias, Is 6,1, como a data de seu chamado. 
   Então, embora a ordem dos livros, no Antigo Testamento - AT seja Oseias - [Joel] - Amós, este profeta atuou antes de Oseias. Atenção, este Jeroboão aqui citado é chamado "segundo", porque na época da morte de Salomão outro Jeroboão, chamado "primeiro", separou as 10 tribos do Norte e fundou esse reino, em separado das tribos do Sul.
    Esse a três profetas são também conhecidos como Profetas do século VIII, antes de Cristo - a. C., porque pregaram cerca de 750-700 anos antes de Jesus nascer. 
    Portanto, é interessante ler em conjunto esses três profetas. O livro maior, do profeta Isaías, costuma ser dividido em três partes: proto-Isaías, Cap. 1-39; deutero-Isaías, Cap. 40-55; e trito-Isaías, Cap. 56-60.
   Essa subdivisão tem a ver com a progressão de temáticas no livro, assim como a cronologia da coleção dos textos e a edição final é publicação dessas coleções. 
   Bom proveito em sua leitura e pesquisa..

Nenhum comentário:

Postar um comentário