segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Seq. 6o ano
Questionário: boa ideia, no sentido de levantamento de conhecimentos prévios. Com relação às perguntas, sugiro:
    A. Junte as duas primeiras, porque a religião da criança geralmente é a mesma da família:
1.Qual sua religião?
2- A sua família pertence a qual religião?
     1. Qual a religião de seus pais? É a mesma sua? 

B. Aqui nesta pergunta, você poderia reformular para: Que religiões, além da sua, você conhece? Que outras pessoas de sua família tem religiões diferentes da de seus pais ou da sua?
3- Quais tradições religiosas podemos citar?

C. Aqui nesta pergunta somente acrescentar "e outras pessoas com outra opção religiosa".
4- Como devemos tratar o colega com relação a sua opção religiosa?

5- O que significa respeitar as diferenças?

D. E aqui peça também para que eles deem exemplos de fatos que representam tratar bem e de fatos que representam tratar mal.
6- Como podemos viver harmoniosamente com todas as pessoas?

Texto: O texto precisa ser adaptado. Vc pode fazer pequenas modificações. Algumas citações do texto ou modos de falar, mesmo referindo-se a Jesus, denunciam um lado de uma só religião. Os textos que usarmos não devem dar preferência ou indicar tendência religiosa específica.  Por exemplo, qdo menciona "Anjos da guarda", restringe somente para as religiões que neles acreditam. E até quando menciona Jesus, os termos não o definem de modo geral, mas definindo numa tendência para uma só religião ou grupo restrito delas. 

É importante definir aspectos genéricos, isto é, que devem ser observados por todas as religiões. Neste caso, o texto fala de amor, que deve ser um padrão para todas as religiões. Neste caso, você pode destacar que nenhuma religião pode abrir mão de enfatizar e praticar o amor. O título para Jesus "Cristo Ecumênico e Divino Estadista" deve ser indicado como uma legenda de uma religião específica. Jesus pode ser encarado de maneiras diferentes, mas tem personalidade e sua maior ênfase é o amor.

Quanto à figura, de diversas pessoas, cada uma com um símbolo religioso em mente, você deveria explorar mais. Primeiro, pesquise sobre o que cada símbolo representa. Depois, pergunte se eles sabem. Organize uma dinâmica em grupo. De repente, você mistura pequenos textos que explicam os símbolos e um grupo sorteia os textos e outro os símbolos e conferem entre si.

Aulas
Se você falou em 4 aulas, talvez a Coordenadora pergunte o que vc vai fazer em cada uma. Tente explorar mais a leitura e a escrita, por meio de outras atividades, bem como diversificar mais a identidade de religiões a apresentar aos alunos. 

Selecione textos mesmos curtos de religiões diferentes e, no caso daquelas que só têm tradição oral, algumas entrevistas ou depoimentos (até na internet vc encontra) para bem representar essa variedade. 

Esses textos devem ressaltar os modos de ser e viver positivos, indicados pelas diferentes religiões, sempre lembrando que mesmo dentro das religiões há falsos religiosos. Há valores acima das religiões. O ser humano precisa ser corajoso e coerente para manter, defender e pôr em prática esses valores. 

Com relação aos conteúdos atitudinais, o próprio assunto abre muitas possibilidades de treinar os alunos nas relações positivas entre eles mesmos e na formação de valores. Procure relacionar mais algumas. Olhe nas Competências que falam sobre relacionamento, principalmente 8 e 9, Autoconhecimento e Empatia. 

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