Vivacidade: "qualidade do que tem vida ou vitalidade; força, vigor."
Com frequência ouvimos de pai e sua esposa muito ativos na igreja, cujo filho, hoje na adolescência ou pouco à frente, tendo já declarado, com toda a franqueza, ser ateu.
Será que eles dois, o casal cometeu algum pequeno erro no passado? Não se pode responsabilizar outrem pela decisão do ateísmo.
Assim como não se pode responsabilizar pela decisão de ser crente. É pessoal. Mas os pais devem em tudo contribuir para que sejam prioridade de fé na vida de seus filhos.
O olhar dessa família transmite vivacidade. Os pais desse menino da foto assim foram criados. Certamente têm o compromisso de assim criar esse menino.
Vivacidade na Bíblia tem vínculo com a lucidez que somente a fé pode trazer. E não significa isenção da possibilidade de se cometer erros. Vamos abordar em três aspectos:
Nas Escrituras, vivacidade é vida:
¹⁰ "...eu (Jesus) vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10.
Tenham, sejam exemplo e ensinem ao filho de vocês ter vida nesse sentido que somente a Bíblia define. Não se trata de geração espontânea, mas resultado de empenho contínuo.
Nas Escrituras, vivacidade é lucidez:
² "Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor." Isaías 11.
No texto acima, refere-se a Cristo, que tudo possui em plenitude. Mas pelo mesmo Espírito reparte a nós. Busquem discernimento, visão clara da vontade de Deus para a vida de vocês e do menino.
Nas Escrituras, vivacidade é sabedoria:
³ "Com a sabedoria edifica-se a casa,
e com a inteligência ela se firma". Pv 24.
Receber sabedoria, pedi-la a Deus ou simplesmente buscar não é garantia de a manter. Vide Salomão, o campeão de sabedoria que, para o final de sua vida, abandonou-a. Mantenham o temor do Senhor, sempre o princípio de toda a sabedoria. Como ensina Tiago, contínua e humildemente peçam-na a Deus.
⁵ "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. ⁶ Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. ⁷ Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; ⁸ homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos." Tiago 1.
Sejam essa família.

Nenhum comentário:
Postar um comentário