segunda-feira, 21 de abril de 2025

D. Pedro I em única foto

 Única fotografia conhecida, retocada (e não pintura) do Imperador D. Pedro I do Brasil, D. Pedro IV de Portugal. 

A fotografia foi inventada em 1826. A foto apresentada é de 1833, ano anterior à sua morte em 1834. Todas as outras imagens conhecidas são retratos pintados.

Após a morte de seu pai, D. João VI, em 1826, D. Pedro, que já era imperador do Brasil, tornou-se também rei de Portugal, com o título de D. Pedro IV.

No entanto, ele abdicou do trono português poucos meses depois, em favor de sua filha D. Maria II, pois não queria unir os dois reinos sob uma mesma coroa e, ao mesmo tempo, queria preservar a independência do Brasil.

Ele reinou de 10 de março de 1826 até 2 de maio de 1826 — ou seja, por menos de dois meses.

Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil em 7 de abril de 1831.

Ele deixou o trono em favor de seu filho, o então menino Pedro de Alcântara, que se tornaria Dom Pedro II. Na época, Pedro II tinha apenas 5 anos de idade, então foi instaurada uma regência até que ele atingisse a maioridade.

Veja no Face:

https://www.facebook.com/share/p/15i8gRhwbK/

Observação:

Isso não é uma fotografia e sim uma Litografia, A litografia é uma técnica de impressão tradicional que utiliza uma pedra ou uma placa de metal como matriz. A imagem é desenhada com uma substância oleosa na superfície da matriz, que depois é tratada para que as áreas não impressas retenham água e as áreas impressas retenham tinta.

Zé James

Nenhum comentário:

Postar um comentário