sábado, 5 de abril de 2025

 

A minha esposa Waldilene Leal fez aqui um histórico da minha lida pessoal e ministerial, então decidi postar aqui para os amigos ver um pouco da nossa atividade pastoral que de fato iniciou no dia 29 de Abril de 1989, quando fui ordenado.


                         HISTÓRICO: Pr Carlos Roberto G. Santos
O Carlos Roberto ( o “Nem”) filho de seu Francisco ( o Chico Serenata) e irmã Luiza Gonçalves , é o filho mais velho de sete irmãos; nasceu em  maio de 1965 em  Buritizeiro MG, à beira do Rio São Francisco;  entre nados , pescas , travessias  e compromissos com a Igreja Congregacional em Pirapora MG, (Cidade que fica do outro lado às margens do mesmo rio); atravessava a ponte, Marechal Hermes a pés ligeiros, para participar da EBD; dos cultos de oração e estudos bíblicos; dos ensaios do Coral; das vigílias; do trabalho de evangelismo, ora em Pirapora, ora em Buritizeiro. Aos 15 anos, em dezembro de 1980, selou a sua fé em Cristo Jesus, pelo batismo, pelo Pr Antonio Monteiro Diniz e ainda mais se envolveu no trabalho do Senhor;  no evangelismo, na pregação da Palavra e no ministério de música.
  Seu envolvimento com a música sempre foi forte (coral, grupos de louvor e solos) por isso, rapidamente  aprendeu  a tocar um instrumento, o violão e  o Harmônio. Logo, logo, se tornou o “dirigente do louvor” e um dos organistas da igreja.
Em 1985, respondendo a um chamado do Senhor que já tinha recebido ainda criança, partiu para o Seminário Congregacional do Recife, para fazer Teologia e se preparar para ser um Ministro do Evangelho. Quantas lutas: “ Menino das barrancas do São Francisco”, agora estudante de teologia. Quanto aprendizado! Quantas vitórias alcançadas ali. Trabalhou como seminarista nas Igrejas Congregacionais  de Vitoria de Santo Antão, com o Pr Rosinei Santos; na Congregacional em Maceió, com o Pr Jailsom Amorim Pereira e na Congregacional do Pina, com o Pr Gilberto Ferreira Pessoa. Em 1988, conclui o curso de Bacharel em Teologia e retorna a  Minas Gerais, depois de ter recebido um convite para pastorear uma Igreja no Estado de Minas Gerais. Em 29 de Abril de 1989, na Igreja Evangélica Congregacional  de Montes Claros, é examinado pela banca,( depois de ter sido aprovado em sua tese sobre “ A Igreja, corpo de Cristo e seu ministério integral), é também aprovado com louvor, e ordenado naquele mesmo dia para o Santo Ministério da Palavra, agora, o
Pastor Carlos Roberto, estava apto para o exercício de suas atividades pastorais.  No dia 06/05 de 1989, ele é empossado na Igreja Evangélica Congregacional em Cataguases-MG e  também assume a Igreja Evangélica Congregacional em Itamarati de Minas( cidade circunvizinha).  Em Agosto desse ano de 89, se casa com a senhorita  Waldilene Leal,  que vai estar ao seu lado, nesse desafio ministerial e em tantos outros, até esse momento. Em Janeiro de 1991, ganha o seu primeiro presente, seu filho Jonatas, uma benção, em tempos extremamente difíceis . Seu ministério ali durou 3 anos!! Duros anos, mas que serviram de aprendizado para tão grande tarefa que ele teria pela frente. Em Maio de 1992 assume a Primeira Igreja Evangélica Congregacional em Belo Horizonte. O ministério naquele lugar foi muito promissor; pois logo esteve a frente da abertura do trabalho missionário em Sete Lagoas, numa cidade há 70km de Belo Horizonte; essa igreja hoje está emancipada e em pleno funcionamento; e outras tentativas que não vingaram em trabalhos em Betim e em Pedra Branca( já no município de Ribeirão das Neves) . Em 1996, nasce seu segundo filho, o João Marcos, aumentado a alegria daquela casa.
Depois de 07 anos de trabalho intenso e também muito produtivo em Belo Horizonte, com o crescimento numérico da igreja, construção de um novo templo, Deus o conduziu para a Bahia; para Feira de Santana, onde nunca havia pensado em morar ou pastorear. Chegou em Feira, em junho de 1999, com uma mala cheia de saudades ( das relações criadas) e com muitos desafios pela frente; seja em questão do próprio ministério na igreja local, quanto a adaptação  geográfica –cultural. Um dos seus grandes desafios de seu ministério aqui,  era a compra do terreno para a construção de um  novo espaço para os cultos, pois a Igreja, pela obra maravilhosa do Espírito Santo, ia crescendo. Deus  cumpriu esse propósito, depois de milagrosamente ter nos dado um terreno;  em Março de 2012,   foi inaugurado  o novo espaço de cultos, para a glória de Deus . A outra grande dádiva foi a abertura do trabalho na Congregação em Gabriela e construção do templo ali naquele lugar, o qual está  em pleno funcionamento.
Pela graça de Deus, o Pastor Carlos, está há quase 23 anos a frente dessa amada igreja, desenvolvendo seu ministério, agora também com o título de Bacharel em Serviço Social e  cursando   Psicanálise Clínica. Louvamos a Deus pela trajetória do nosso Pastor Carlos, marcada por milagres em seu crescimento lá em Buritizeiro; pela provisão na sua formação no Seminário Congregacional do Recife; pela condução honrosa nas igrejas que pastoreou e por ele ser o instrumento que Deus tem usado  aqui em Feira de Santana – no Jardim Cruzeiro, para o louvor e glória do nome de Jesus. Pedimos ao Senhor, que  continue o abençoando, assim como toda a sua casa, nessa tarefa tão grandiosa de estar a frente da Igreja de Jesus e proclamar o Amor de Deus e a Sua maravilhosa graça. Amem.
Texto: Waldilene Leal
Soli deo gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário