Por que crer em Jesus.
A samaritana descobriu essa importância após a conversar com Jesus. Primeira lição: a importância de conhecer Jesus surge a partir de uma conversa com ele.
A água que Jesus prometeu simbolizava o que de vital faltava na vida dela. A primeira substância que se procura nos planetas ermos, no espaço sideral, é água. Sem ela, impossível haver vida.
Mais importante que a vida biológica, é a vida espiritual que somente Jesus pode dar. Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Por isso, na conversa com a mulher samaritana, ele comparou sede e necessidade biológica de água, com sede espiritual.
Jesus se revelou à samaritana. Segunda lição: não há reconhecimento da importância em conhecer Jesus sem que ele mesmo revele a importância de sua pessoa.
Quando a samaritana, como resultado de sua conversa com Jesus, perguntou se ele era profeta ou não e também começou a falar de polêmica religisosa, Jesus conduziu a conversa para a revelação dele à samaritana.
Terceira lição: Jesus disse a ela que fosse buscar seu marido. A vida íntima daquela mulher era fonte se tristeza. Uma terceira razão para conhecer Jesus é que somente ele é fonte de alegria.
A mulher poderia dizer a Jesus, "espere que vou buscar meu marido". Mas ela falou a verdade sobre sua vida íntima. Ela foi verdadeira com Jesus. Isso nos ensina uma quarta lição: a razão de conhecer Jesus é para que se revele o nosso pecado.
O texto termina com a alegria da mulher samaritana. Ela transmite essa alegrai aos homens daquela vila onde ela morava. Eles vão ao encontro de Jesus e depois dizem a ela que reconheceram Jesus do mesmo modo que a mulher reconheceu.
Eles disseram: "Já não é pelo que você disse, mas nós mesmos temos visto e reconhecemos Jesus pessoalmente". O encontro pessoal com Jesus nos ensina, pelo menos, quatro lições:
1. Jesus é que nos convence da importância de o conhecer; 2. Jesus se revela a nós; 3. Jesus é fonte de alegria; 4. Jesus nos alivia dos danos do pecado em nossa vida.
O encontro com Jesus muda a nossa vida, de modo a que outros conheçam Jesus, a partir do que veem em nossa própria vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário