sábado, 1 de junho de 2019

Sermões em Gálatas- 2

IDENTIDADE DA IGREJA

CRUCIFICADO COM CRISTO:
- NÃO SOU MAIS EU QUEM VIVE;
- CRISTO VIVE EM MIM
         - VIVO PELA FÉ  -
CRISTO:
- ME AMOU;
- A SI MESMO SE ENTREGOU POR MIM
          (Rm 5,8)

ESSE VIVER QUE AGORA TENHO NA CARNE
      - é  igreja, desde que:
VIVO PELA FÉ.

1. Estou crucificado com Cristo;
1.a) para além do literal;
1.a.1) crucificação de Cristo: literal;
1.a.2) minha crucificação em Cristo: batismo no Espírito.
1.b) não é retórico, exclusivo de Paulo: qualquer e todo crente precisa ter e ser.
2. Não sou eu quem vive;
2.a) Cristo enxergou pecado/morte em nós: entregou a Si mesmo por nós;
2.a.1) mortos nos delitos e pecados (Ef 2,4), nos deu vida batizados em Cristo (Ef 2,5);
2.a.2) homens/mulheres tentados pelo mal: nem anjo, nem demônio, uma mistura dos dois (entristecemos/apagamos o Espírito?);
2.b) só o batismo em Cristo cura essa esquizofrenia: crucificado em Cristo é ter sido batizado pelo e no Espírito (identidade da Igreja): distinção de batismo já feita por João Batista.
3. Cristo vive em mim;
3.a) também todo crente tem de dizer. Soa falso? Então veja se está na fé (não é ver o outro): 2 Co 13,5 (aqui, sim, ironia como retórica).
3.a.1) o Espírito não só batiza, para pôr no céu, mas há fruto/dom, identidade/carisma: dom sem fruto, não é igreja: é circo ou teatro;
3.a.2) o Espírito forma Cristo em nós (Cl 1,26; Ef 3,16-17): tarefa de Paulo, tarefa dos pastores, quer você avalie que sim ou que não: é problema nosso com Deus;
PROFETA VELHO X PROFETA NOVO
VERDADEIRO X PRESUMIDO (OU FALSO)
- o que torna alguém profeta (desde Lameque, com Noé, e Elcana, com Samuel.
4. Esse viver que agora tenho na carne;
4.a) é igreja? É a legenda de nossa vida. É espetáculo ao mundo. É máscara? É teatral ou carnavalesco?
4.a.1) somos sacerdotes de nossa fé (desde a Reforma, e isso é bíblico): como cada um se mostra, avalia ou se vê?
4.b) metáforas de igreja: 1. Instituição; 2. Lugar de culto; 3. Pessoa. Templo ou árvore? Árvore da vida ou árvore do conhecimento do bem e do mal?
4.b.1) a comunidade do deserto, que é o mundo, transitando de estação a estação: armando e desarmando a tenda.
5. Vivo pela fé;
5.a) é viver sem venda nos olhos (desde o crer no evangelho, 2 Co 4,3-4.5-6; sem que no decorrer ocorra o que diz Ap 3,17-18. Caso ocorra, Cristo restaura a identidade.
5.b) viver pela fé é cavar nas Escrituras e cavar para dentro de si: também discernir o corpo (igreja, a si mesmo, a Cristo). Cavar até achar o fundamento que é Cristo, Cl 2,6-7; Mt 7,24-27.
IGREJA PREGA
               PRATICA
DÁ-SE COMO TESTEMUNHO E PROFETIZA
        É o já e o ainda não de Ef 3,18-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário