terça-feira, 14 de agosto de 2018

Aquele homem é Jesus

         Novidade do evangelho. Jesus perambulava pelo entorno do mar da Galileia, apelido do lago de Genesaré, outro de seus nomes.

        A prioridade dele eram as pessoas. Fosse na ida às festas de Jerusalém, nas varandas do templo, de casa em casa, fosse na sogra de Pedro, casa de Zaqueu ou Mateus, das irmãs de Lázaro.

      Social. A agenda de Jesus estava relacionada a sua prioridade em alcançar pessoas. Às margens do lago, apelidado também mar de Tiberíades, todas as cidades às suas margens.

        Certo dia gritou da praia a um grupo de um barco: "Joguem a rede para o outro lado". Estranharam. Os pescadores. De que entendia aquele homem de pescaria?

     Ora, haviam varrido, pelos caminhos das correntezas, de ponta a ponta o lago. Aquele homem achava que pescar era, apenas, "jogar do outro lado"? Sim, achava. Jogar para todos os lados.

       Aquele homem era Jesus. Entreolharam-se. Quem pensa que é? Que entende de pesca o filho do carpinteiro? "Joguem para o outro lado", insistia.

      "Ora, já fizemos. Varamos de ponta a ponta mas, sob tua palavra, lançaremos". Devem ter dito, pelo menos Pedro sairia com esse argumento. "Vamos! Vamos, para fazer calar logo o tagarela".

       Mas era Jesus aquele homem. Jogaram. Deixaram-na afundar. O primeiro arranque deve ter sido de Pedro mesmo, para logo trazer a rede. Pois o tranco que ganhou quase o precipita para fora do barco.

        Estarrecidos. Pediram ajuda a outros barcos. Naquela manhã, na praia da Galileia, o filho adotivo do carpinteiro sinalizou como pretendia encher e encher redes de peixes.

      Tratava-se da parábola da rede, no chamado dos pescadores de homens. "Eu vos farei pescadores de homens". Aprenderam sobre o poder de Jesus.

     Aqui a principal lição. Viver sob o comando da palavra de Jesus. Sua missão principal é a mesma da igreja: encher redes de homens chamados à salvação e ao seguimento de Jesus.

      Esse é o sentimento de Jesus. Sua agenda incluía percorrer as margens do mar da Galileia para convocar seus discípulos. Ali lhes mostrou seus sinais.

      Mudou definitivamente a agenda deles. Tornou-os pescadores de homens. Missão principal da igreja. Ser igreja e estar debaixo da palavra de Jesus. Ter em si o sentimento de Jesus. Convocar homens à salvação, em nome de Jesus.

     Atualize-se, igreja. Redescruba o valor da mensagem do evangelho, milagre e poder permanentes. E tenha sobre si a autoridade de Jesus, para o anúncio contínuo da mensagem de salvação. Joguem a rede para todos os lados.

Um comentário:

  1. Muito bom. Evangelho genuíno. Proposta que redescobre o frescor da palavra bíblica em sua simplicidade.

    ResponderExcluir