quarta-feira, 18 de março de 2015


 Meu Pai trabalha até agora

      Ou, "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera." Esta é uma citação do Livro do profeta Isaías 64:4. E a frase do título é uma argumentação que Jesus usou numa polêmica com os judeus que repreenderam o homem enfermo, provavelmente paralítico, havia já 38 anos, curado por Jesus, criticando-o por carregar, no sábado, sua cama. Preferiram ficar cegos para o milagre, em vias de defender o próprio ego, valendo-se da lei como muleta. A lei não veio para ser muleta, mas para demonstrar a absoluta necessidade da graça de Deus.

     Ele carregava sua cama no sábado, o que não era considerado acertado porque, como já dizia Vinicius de Moraes, era sábado. "Porque hoje é sábado". Jesus colocou, em seu argumento, o trabalho de Deus acima de qualquer norma ou rotina, de novo, atropelando as regras que os homens criam, às vezes mesmo interpretando errado o que Deus sugere. Essa questão de dar preferência ao sábado, por exemplo, quando Deus sugere que o homem se detenha em cultuá-Lo todos os dias, sendo supérfluo onde ou quando (ver João 4:22-24). Ei, entenda o texto: cultuar Deus, e não, o sábado, bem entendido.

   Como dizia um folhetim que remexi nos guardados, desta vez, do meu pai, cujo título era uma provocação sobre a maneira de entender, de modo correto, a regra do sábado. O título: "Todos os dias são sábado". (Então, pelo que disse acima, todos os dias são Dia do Senhor ou dias de culto). Mas o que desejamos comentar aqui é dizer como pode Deus trabalhar por aquele que nele espera. Na verdade, espera o quê? E que é, ou quem são esses, que esperam em Deus? E que trabalho Deus realiza a seu (deles) favor?

    Maroto, o profeta, se não me engano, ele quer que todos e quaisquer esperem em Deus ou esperem de Deus. E então, completa dizendo que Deus por eles trabalha. Mais uma vez, de sempre, o texto bíblico lida com uma profunda falta de critério. Sim, digo isso, porque o texto, salvo engano meu, trabalha (para usar o verbo da hora) com a possibilidade de Deus, mais esta vez, perder seu tempo com gente que, se Ele, Deus, fosse mais seletivo, não valeria a pena.

    Mas que gente? Nós. Deus trabalhando por nós ou a nosso favor. Pura pretensão nossa. Ou engano do profeta, que fez tal afirmação. Claro, há quem (ou devo escrever 'Quem') se valorize, o que é muito natural, entre nós, e julgue a si mesmo alvo precípuo (gosto desta palavra) do gosto e ocupação de Deus. Tipo, para usar a gíria, a esposa de Zebedeu, que valorizava seus meninos, o que, de novo, é natural, e os queria numa posição privilegiada, um de cada lado do Mestre.

    Somos assim mesmo, sofremos dessa síndrome, de achar que devemos, mesmo, ser superiores, senão a muitos, pelo menos a uma classe qualquer de gente. Ora, devemos mesmo pertencer a uma estirpe qualquer, em alguma escala, superior, com traços que interessem ao Criador para que Ele perca Seu tempo ocupando-se conosco. Então valeria, para nós, o dístico acima, do profeta, dizendo que (por nós, especificamente) valeria Deus ocupar-se.

  Puxa vida! Infelizmente, na minha opinião, aliás, aqui, neste blog, sempre, na minha opinião, eu acho que Deus generalizou, mais esta vez. A Bíblia generaliza em algumas vezes, senão na maioria das vezes. Por exemplo, quando diz "todos pecaram, e carecem da gloria de Deus". Ah, como gostaríamos de estar fora dessa generalidade. Mas nos contentamos em nos iludir pensando que, no nosso caso, de novo, especificamente, há, é claro, pecado, mas menos, menos um pouco do que em relação aos demais.

     E a generalidade aqui é que Deus trabalha, sim, e nunca cessou de fazê-lo, por quem, por quantos, por todos que nEle esperam. E com que intensidade trabalha! Mas esperam o quê? Qual a sua expectativa em relação a Deus? Ou, perguntando diferente, qual deve ser a nossa expectativa com relação a Deus? Que trabalho Deus realiza, até agora, como denuncia Jesus que Ele faz, mesmo aos sábados, por nós, que nEle esperamos? Curioso saber o trabalho em que e pelo qual Deus se empenha, sem cessar, a nosso favor.

     Gozado (ou, se preferirem outra palavra), interessante: Deus foi, na palavra de Jesus, o  primeiro a violar o sábado, trabalhando a nosso favor. Jesus trabalhava (e trabalha) a nosso favor, quando curou o paralítico. O Espírito Santo trabalha a nosso favor. A trindade trabalha a nosso favor. Que trabalho, incessantemente, realizam a nosso favor? É curioso procurar saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário