sábado, 13 de julho de 2024

Simplesmente e tremendamente Dora

 

¹² "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio." Sl 90.

    Uma oração. Deus atendeu essa petição na vida de nossa querida chefe. Carinhosamente assim chamada e assim amada.  Você é uma mulher sábia.

  Creio que gratidão é outra palavra essencial, que todos nós colocaríamos na frente. Porque nossa dívida de gratidão com você é enorme.

  Porque cumpre suave o seu modo de liderar. Não quer dizer que fuja a sua tarefa, não, porque é enérgica sempre que necessário. Porém nunca ofensiva.

   Valente. Corajosa. Lutadora. Defende Anos Finais como leoa. E seu jeito é que cada um seja regente de si. Não há modo mais efetivo de delegar responsabilidades.

  Creio que sua origem, da qual fala com tanto orgulho, é raiz de seus principais valores. Beira rio, sombreado de mata, casa acolhedora, família. De lá traz suas sementes.

   Não poderia ser outra que não Mestra. Porque sonha transmitir a tantos, a muitos tudo que aprendeu. Não só da ciência, que também é essencial, mas dos valores, sem o que nenhuma ciência prospera.

   Esses valores ela põe na frente. E aplica em sua vivência. Dora não tem meias palavras, somente inteiras. Nunca saberemos o que já fez em nossa defesa.

  Você transforma em vivência prática, com extrema competência tudo o que a academia te deu. É uma virtude de poucos assim proceder.

   E temos aprendido com você não ser pedantes, mas reunir tudo o que sabemos e aprendemos, para pôr, com efeito e propriedade, no modo como vamos compartilhar.

  Educação precisa ser assim, o máximo proveito com simplicidade, humildade e eficácia. Desafio e dinâmicas constantes. E muito sonho.

   Não vai dar para dizer tudo. Os nosos amigos vão acrescentar. Mas encerro destacando uma época triste e traumática de 2020-2021. A sua coragem sobressaiu.

   Você é fibra. Veia pulsante. Enfrentou e venceu. Você se pôs em risco. Regeu e liderou via net, zap e todas as mídias. Foi um tremendo salto de qualidade.

  Em meio a uma situação tão aflitiva e alarmante, houve chance de espalhar esperança. E Dora venceu. Você é a nossa medalha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário