Por um momento, há um intervalo na ação que se desencadeia. Nele, há um suspense em que quatro anjos no quatro cantos da terra mantém contidos quatro ventos que não alentam terra, mar ou florestas.
Aparece ou outro anjo, que adverte os quatro, que assim se mantenham, preservando terra, mar e florestas, até que um fato marcante ocorra, qual seja, serem selados na fronte os servos de Deus.
João, então, o narrador, ouve o número dos que são assim marcados, que procedem das 12 tribos de Israel, contada a tribo de Levi, com todas as outras, sendo Efraim e Manassés nomeados por José.
São indicados 12000 por tribo, para um total de 12 X 12000 = 144.000 selados. Agora João enxerga uma grande multidão, incontável, procedente de "todas as nações, tribos, povos e línguas", incluídas no ambiente do início de toda ação, diante do trono e diante do Cordeiro.
Todos vestidos de branco, com palmas nas mãos, clamavam em grande voz que: "Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação".
Foi então que, nesse justo momento, todos os anjos que, de pé, rodeavam o trono, os 24 anciãos, e os 4 seres viventes todos se prostaram, com o rosto em terra, adorando a Deus e, em reposta, disseram:
¹² "Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!" Apocalipse 7.
Um dos anciãos toma da palavra, para explicar a João do que se trata todo o cenário, porém de modo indireto, para lhe aguçar a curiosidade, questionando-o sobre a origem de onde procedem: ¹³ "Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram?" Apocalipse 7.
João, naturalmente, informa não saber. É quando então o próprio ancião responde, descrevendo-os conforme sua história:
1. De onde: provém da grande tribulação; 2. Quem são: os que lavaram as vestes e alvejaram-nas no sangue do Cordeiro; 3. Onde estão: agora situam-se na posição de diante do trono de Deus; 4. Com que finalidade: para servi-lO eternamente dia e noite.
E o Cordeiro, que se acha no meio do trono, estende sobre eles o seu tabernáculo, apascentando-os, de modo a nunca mais ter fome ou sede, ou nenhum ardor, guiados para sempre à fonte de águas vivas, nunca mais chorarão por nenhuma razão.
Esta cena introduz outros atores do grande drama do Apocalipse, que apenas começa. As Escrituras marcam a vinda de Jesus para os seus, particularmente os judeus, como indica João: ¹¹ "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." João 1.
Pois aqui, os primeiros a ser selecionados, nesse ínterim, quando são marcados com o selo da salvação todos os eleitos, um número representativo dos remidos de Israel, assim como os resgatados de todas as demais nações, surgem para o seu papel fundamental no drama do final.
E todos se prostram diante do trono, no qual somente Deus e o Cordeiro se situam, para que possam louvá-Los por sua salvação. Momento solene, no qual o principal alvo do ministério de Cristo, todos os salvos, sejam de Israel, como de todas as tribos, povos, línguas e nações são postos em evidência e o nome do Pai e do Filho, por eles e todos os demais, ali presentes nessa cena, glorificado.
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