sexta-feira, 6 de março de 2020

Carta de Osvaldo Giolito a Cid Gonçalves de Oliveira

                               
     

                                          12 de maio de 1961
Ilmo. Sr.
Rev. Dr. Cid Gonçalves de Oliveira
Rua Mendes de Aguiar, 90, Apto° 101, Fds.
Cascadura - Est. da Guanabara

Prezado Irmão e Grande Amigo.
                           Saudades em Cristo Jesus.

              Recebi tua carta de 5 do corrente hoje, e hoje mesmo me apresso em responder. 
     Deveras sensibilizado com a generosidade de palavras do amado irmão, desejo retribuir multiplicado e merecidamente o que não é o caso quando assim são referidas. 
             Aqui os trabalhos são realmente multiplicados devido às distâncias e o ser a Igreja nova, estando tudo por fazer. A Igreja compõe-se de um grupo de irmãos que vieram da Igreja Presbiteriana e é preciso encaminhá-los no congregacionalismo como a "crianças". Todavia parecem-me pessoas muito boas e ótimos crentes o que torna relativamente fácil a árdua tarefa.
             Além dos trabalhos normais de uma Igreja, fui convidado a iniciar um trabalho de capelania assistencial e evangélica num leprosário, que dista mais de 60 km de Sorocaba, num lugar intitulado Pirapitingui. O trabalho é glorioso, mas árduo porque constantemente estou sendo chamado para confortar e assistir a um ou outro enfermo. Fui o escolhido, porque enquanto outros colegas só entram ali com luvas e não saem do palanque de isolamento, eu me identifico com os enfermos e junto com eles oro e canto os nossos maravilhosos corinhos. Estou entregue nas mãos de Jesus e confio que ele me guardará! Mormente depois que conversei com um médico de lá e ele disse-me que hoje a hanseníase é facilmente controlável e que não é tão contagiosa como se supunha.
              Também fui convidado pela Rádio Vanguarda de Sorocaba a levar ao ar um programa evangélico, sob a designação de "A Mensagem da Bíblia", aos Domingos, das 19hs às 19h30m. Está sendo muito apreciado e está tornando a Igreja Congregacional mais conhecida.
              Não tenho feito serviços de itinerância porque não tenho tempo e também porque sinto-me cansado. Já sou velho e o serviço é para moço. Eu devo limitar-me a uma Igreja pequena e que não dê muito trabalho. 
             Está é a razão pela qual sou forçado a recusar o tão honroso e agradável convite que o amigo me faz para dirigir uma série de conferências em sua Igreja. Fica para outra vez. Provavelmente quando eu estiver de volta ao Rio. O meu compromisso com Sorocaba é só por um ano. Eu almejo voltar para essa região. Trabalhar numa das Igrejas do E. do Rio. E espero que essa também seja a vontade de Deus. Estou aqui por emergência servindo à Causa, porque Deus assim o quis. Não por vontade minha, por meu gosto eu já teria retornado ao Rio.
            Estou longe da esposa, apesar de que todos os meses ela passa mais de 15 dias aqui comigo, mas isto ela faz no verão, não sei se vai poder fazer no inverno. Ela não se dá bem com o tempo frio. 
           Tenho muita saudade da amada Igreja de Nilópolis, e de todos os amigos daí. Em S. Paulo não há a fraternidade que se vê aí. Os irmãos são muito personalistas, desconfiados e muito fechados neles mesmos. É muito diferente o tratamento entre pessoas. Eu estranho muito. Meu gênio expansivo, alegre, comunicativo (modéstia à parte) não é correspondido, e até mesmo recebido com reservas. Especialmente os colegas. Eles têm as igrejas fechadas nas mãos, e qualquer novo pastor que chega é tido como um provável concorrente, e é quanto basta para mantê-lo a distância.
           Sim! Seria muita satisfação para mim receber cartas de irmãos daí, mui especialmente da Da. Eunice, a quem tanto prezo e admiro no Senhor. Realmente, para desabafar e para matar a saudade, tenho escrito a irmãos, mas com certeza por estarem muito ocupados ou porque já se esqueceram deste velho pastor, não me respondem. 
         Mais uma vez peço-te: recomende-me a todos os tais queridos, especialmente a Maninha e ao Cid Mauro e a quantos em Nilópolis perguntarem ou não por mim.
        O irmão não pode calcular a satisfação que tive em saber do progresso e vitórias da nossa amada Igreja. 
         Sem mais, sou, com alta estima e apreço, o menor servo de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
                                            Giolito.
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário