sábado, 2 de abril de 2016

Mal traçadas linhas 17

O silêncio de Deus.

A  palavra 'logos', no grego significa, exatamente, 'palavra'. E a Bíblia diz que a palavra se fez carne e o nome dela é Jesus. Nada mais eloquente. Deus não mandou recado, não foi anjo que veio, nem profeta humano: Deus se fez homem em Jesus.

Quando encontramos alguém que diz, seja lá por que argumento, que Deus é intangível, desconhecido, nunca visto, detectado ou comprovado, somente repita isso: Deus se fez homem, o Verbo se fez carne. Não há nada mais eloquente do que isso.

Mas, e o silêncio de Deus? Há eloquência também no silêncio. Lembro-me do Salmo 19: "Não há linguagem, não há palavra, mas por toda a terra se faz ouvir a sua voz."

A Bíblia diz que a fé antecede a palavra. Sim, ela também diz que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus. Aqui já dissemos isto, já falamos da eloquência de Deus.

Mas agora quero falar do silêncio de Deus, que antecede e antecipa a fé. Está escrito que, por meio da criação, estão explícitos o poder, a divindade e os atributos de Deus.

Os que creem no acaso e só isso enxergam, ou seja, nós existimos a partir da colisão de partículas e da sopa primordial dos oceanos, onde moléculas se tornaram células, esses mesmos não podem negar a natureza, mestra de toda a ciência.

Pois a Bíblia, que é o GPS da fé, também diz que, antes de ser formulado qualquer discurso, a natureza fala, sem linguagem e sem palavra, mas por toda a terra faz ouvir a voz de Deus.

Rubem Alves, um herege moderno, diz que podemos não somente nomear Deus por muitos nomes, mas também detectá-lo, por exemplo, pelos recursos ao nosso alcance: os cinco sentidos.

Já ouviu o choro de um bebê, o latido, mesmo irritante, de um cachorro ou o zumbido de uma abelha? Você ouviu Deus. Já sentiu na boca o gosto da fruta de sua preferência, o efeito refrescante da água ou o paladar de seu prato predileto? É o gosto de Deus.

Já viu a mãe amamentando seu filho, um passarinho colhendo e carregando no bico material para o ninho ou, quantas vezes, o pôr do sol? Então, viu Deus. Já sentiu cheiro de capim ou de terra molhada ou ainda perfume de flor? Trata-se do cheiro de Deus.

E o tato? Já beijou seu filho, marido, esposa, namorado ou mesmo seu amigo? Qualquer criança? Sentiu Deus. E a brisa que refresca toda a sua pele, táctil? Pois é, depois diz que não.

Não é que as coisas sejam Deus. Ele é autor delas. Têm sua, dEle, assinatura. Pense nisto. Amor tem um autor. Amor não é sentimento ou emoção que nos foi legada pela mãe macaca primordial, aprimorado por nós, top de linha da evolução que, inclusive, desenvolvemos a linguagem, para nomear 'amor' este instinto cerebral primordial e ainda inventarmos Deus.

Amor tem autor. Tem assinatura. Mentiram para você quando disseram que a hipótese de trabalho de Darwin tem todas as respostas. Tanto Darwin, quanto Deus, precisam de fé para serem creditados. Desculpe-me você, mas a teoria de Darwin serve só para explicar como funciona, é uma hipótese de trabalho. Não explica a origem e nem fala do fim, para ele tão fatalista. Consegue explicar por que o gato é parente do leão e por que jacaré, crocodilo e lagartixa têm a mesma forma.

Mas não consegue, por exemplo, dizer como a partícula se fez a si mesma, na imensidão infinita do espaço. Troco Darwin, naquilo que não consegue explicar, por qualquer poeta. Este vai dizer apenas que, na imensidão infinita desse espaço sideral apenas e ainda provável, desconhecido, reside o silêncio de Deus. Sim, deste espaço que a ciência de Darwin diz que dele se conhece menos do que 5%, porque o restante é materia escura.

Deste Deus, eloquente em suas palavras, mas que antecipa a fé na percepção daquilo que os sentidos podem comprovar. Deus tem gosto, pode ser ouvido, tocado, visto e cheirado. E mesmo assim, como diz Rubem Alves, não está nas coisas. Mas se fez carne e peregrinou entre nós. Você pode encontrá-Lo no silêncio ou no Logos que se fez carne. Por toda a terra se faz ouvir a Sua voz.

4 comentários:

  1. É verdade Pastor, o desafio para mim sempre foi aprender a suportar este "lindo e poderoso" silêncio de Deus... É desse topos, contar com sua graça....

    ResponderExcluir
  2. E desse topos contar com sua graça....

    ResponderExcluir
  3. PRIMO, MUITO SÁBIO VOCÊ... QUERO SEMPRE MAIS APRENDER AQUI COM ESSAS SUAS MAL TRAÇADAS LINHAS. DIFÍCIL MESMO APRENDER COM O LINDO E PODEROSO SILENCIO DE DEUS...
    Eu quero poder encontrá-Lo no silêncio ou no Logos que se fez carne e assim ouvir a Sua voz me dizendo filha, não desista, não desanime, vá em frente, eu sou contigo... Amem.

    ResponderExcluir
  4. DEUS O ABENÇOE E O CAPACITE A CADA DIA PARA FALAR AOS NOSSOS CORAÇÕES!!!

    ResponderExcluir