segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Artigos soltos 50

 Perguntas: 7 delas na Bíblia.


     Quando bem feitas, confrontam quem ouve. Mal feitas, afrontam. Ou não conduzem a lugar nenhum. 

     Mas na Biblia há delas que são fundamentais e formativas do caráter, principalmente aquelas feitas por Deus ou, de conteúdo, feitas a Deus.

     Bem, às vezes até Ele omite uma resposta. E vai que, exatamente nessas horas é que aprendemos muito.

     1. Pergunta a Adão: "E chamou Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? [...] Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?". Vamos fazer valer como uma só essas três. 

      Porque aqui a circunstância é única. O começo da vida de qualquer homem ou mulher, com Deus, passa por essas perguntas. E a resposta para todos nós será "sim, desobedecemos". Começamos, com Deus, desnudados por Ele. Vai nos revelar o nosso pecado, não como Satanás, porque Deus não nos joga na cara, e vai estar em Cristo, reconciliando-nos com Ele. 

      2. Pergunta a Caim: "Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito?". De novo, vamos encadear as três. 

       Aqui, há relação direta com as anteriores. Também é típica de todos nós. Todos, sem exceção, já experimentamos a síndrome de Caim. Encher o coração com ódio. Não proceder bem, diante de Deus, e matar o irmão. 

     Lembrar que, na Bíblia, para existir ódio, basta não operar o amor. Proceder mal, no coração, basta a intenção. E matar o irmão, é só "dar gelo" ou difamá-lo. Somente a conversão a Deus, que foi a finalidade dessas perguntas feitas, pode nos livrar da síndrome de Caim.

      3. Pergunta a Abraão: "Por que se riu Sara [...] Acaso, para o Senhor, há coisa demasiadamente difícil?". A pergunta foi ao marido, mas o assunto foi a esposa (que logo depois, mentiu). Que coisa feia, Sara!

       Para aprendermos a não duvidar do que Deus vai realizar. E, compreendendo que não há impossíveis, referentes às promessas dEle para nós. O não haver impossíveis se refere aos assuntos de Deus a nosso respeito, e não à satisfação de nossos caprichos.

     4. Pergunta a Abraão: "Ocultarei a Abraão o que estou para fazer? [...] Pergunta de Abraão: "Destruirás o justo com o ímpio?".

      Deus é, em essência, revelação. Se não, não enviaria o Filho, que nos revela todo o Pai. Portanto, não estava para esconder nada de Abraão. E Amós, o profeta, também reforça que nada Deus faz sem parceria com seus profetas. 

     E Deus não destrói ímpios, mesmo porque todos são ímpios. Ele concede chance de arrependimento indistintamente. Mas, como diz Paulo, não se deixa escarnecer. Com Deus, não há impunidade.

      5. Pergunta a Abraão: "Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?". João Batista respondeu essa.

      Reclamam de tudo na Bíblia. Sabem por quê? Porque esse livro denuncia a maldade humana. Aqui, reclamam de Deus mandar Abraão matar o filho Isaac. Mas, ao mesmo tempo, matou e não matou.

     Matou, como diz o autor de Hebreus porque, no seu íntimo, Abraão obedeceu a Deus até as últimas consequências. Era isso que Deus queria lhe mostrar.

     E não matou, porque tudo aquilo, sem que Abraão soubesse, era um teatro, para demonstrar que, quem assassina seus semelhantes e mata seus filhos (e os dos outros) somos nós, que matamos o Cordeiro de Deus, Jesus, com nosso ódio, até que Ele, tendo ressuscitado, revelou-nos Seu amor. 

       6. Pergunta de Esaú: "Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim?" [...] "Longe de lugares férteis, sem orvalho que cai do alto, viverás da tua espada e servirás a teu irmão".

      Escolha por não viver sob as bênçãos de Deus é a mais louca possível. Paulo se refere a Deus, na introdução aos Efésios, como "Bendito Deus de bênçãos, que abençoa". Esaú, pela provocação do irmão, não considerou santo, da parte de Deus, o que o próprio Deus considerou santo para ele. Não há como viver fora da bênção de Deus. 

      7. A pergunta que Moisés não fez: "Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano" [...] "Basta! Não me fales mais nisto".

     "Posso passar?" Moisés trocou a pergunta por um rogo. E a resposta foi não. Quantos "nãos" já ouvimos de Deus? Paulo nos ensina que, ainda que ouçamos "não", a graça de Deus nos basta.

    Davi se especializou em ouvir "nãos" da parte de Deus. Pelo menos, três que me lembre: na tentativa de edificar o templo; na intercessão pelo primeiro filho com Bate-Seba; e na condição de escolher entre um dos três castigos, quando desobedeceu, fazendo o censo.

     Caiamos nós nas mãos do Senhor, mesmo ouvindo dEle quantos "nãos" forem necessários, porque são muitas as misericórdias de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário